Amo as Madalenas e não perco a oportunidade de experimentá-las com diversos sabores. Elas são delicadas e fáceis de preparar, uma vez que descobrimos os seus segredos e um deles é prepará-las em ambiente fresco. Nutro do mesmo amor para com as lavandas e o mel, pois também são delicados, enfeitam, acalmam e temperam.  Juntá-los nesta receita foi um ato simples de puro amor e com o pensamento voltado para minha mamãe e todas as mamães do universo. Feliz dia Mamães!
Ingredientes
1 tablete de manteiga (113 g) sem sal, em temperatura ambiente
¾ de xícara (120 g) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de maisena
1 ½ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
½ xícara (90 g) de açúcar  granulado (uso açúcar orgânico)
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo light
1 colher (sopa) de lavanda seca própria para culinária
1 colher (chá) de casca ralada de laranja
1 colher (sopa) de mel
2 ovos grandes em temperatura ambiente
2 colheres (chá) de suco de limão
Modo de Preparo
Retire 1 colher (sopa) da manteiga e com um pincel próprio para culinária, unte bem 24 formas de madalenas. Polvilhe-as com farinha de trigo, e sacuda para retirar o excesso. Preaqueça o forno a 375°F (180°C). Em uma tigela média, peneire a farinha, a maisena e o fermento. Adicione o sal e misture bem. Reserve.
Bata no liquidificador ou processador, o açúcar granulado, o açúcar  mascavo, a lavanda e a casca de laranja, até os ingredientes se juntarem e o açúcar ficar aromatizado. Coloque-o na tigela grande da batedeira; adicione o mel e o restante da manteiga. Bata até se formar uma mistura fofa. Adicione os ovos, um a um, batendo bem depois de cada adição (a massa deverá quase dobrar de volume). Junte o suco de limão e bata mais um pouco. Acrescente os ingredientes secos reservados e misture delicadamente envolvendo-os com uma espátula.
Coloque aproximadamente 1 ½ colher (sopa) de massa no centro de cada forma, sem espalhar a superfície, deixando a massa acumulada no centro (isto dará a forma arredondada, clássica das madalenas). Leve-as para assar por 13 a 15 minutos ou até as bordas ficarem ligeiramente douradas e o centro estar macio.
Retire do forno e deixe descansar por 1 a 2 minutos. Cuidadosamente desenforme as madalenas ( bata o fundo da forma em uma superfície lisa e elas se soltarão facilmente) ou se necessário, use uma faca para deslocá-las. Transfira-as para uma grade ou vasilha aberta e deixe esfriarem completamente.  Se desejar, polvilhe-as com açúcar de confeiteiro.
Rendimento: 24 madalenas
Sugestão: Caso sua cozinha seja quente, use um ventilador para refrescar o ambiente, porém, não prepare a massa próximo a ele. Não se assuste com esses detalhes, eles fazem parte da culinária. Na verdade as madalenas são fáceis de serem preparadas.
Dica: Para bater a mistura de açúcar e lavanda, você também poderá utilizar um triturador de café ou amassá-los bem com um socador. A mistura pode ser preparada e guardada na geladeira por até 2 meses.