Com ampla variedade de sabor e textura, os molhos desempenham um papel definitivo em qualquer salada. É importante que sejam preparados com bastante antecedência para que os ingredientes tenham tempo de mesclar os sabores. As ervas frescas ou secas dão gosto e enfeitam, mas devem ser acrescentadas somente na hora de servir.
Molho cremoso com queijo
Ingredientes
½ xícara (125 ml) de maionese
½  xícara (125 ml) de creme de leite light ou Sour cream (veja dica)
4 – 5 colheres (sopa) de iogurte natural
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
100 g de queijo (feta ou blue Cheese) esfarelado
Sal e pimenta-do-reino branca moída
Modo de preparo: em uma tigela média, misture bem os quatro primeiros ingredientes. Acrescente o queijo esfarelado, misture mais um pouco e tempere, a gosto,  com o sal e a pimenta. Cubra e refrigere por duas horas no mínimo. Use sobre folhas verdes e todo tipo de frutas.
Rendimento: 4 – 6 porções
Molho cremoso com Alcaparras
Ingredientes
3 colheres (sopa) de vinagre de maçã
2 ¼ colher (chá) de mostarda tipo Dijon
½ xícara de azeite de oliva
½ xícara de queijo Roquefort picado
3 a 4 colheres (sopa) de alcaparras lavadas e escorridas
Sal e pimenta preta moída a gosto
2 colheres (chá) de endro seco ou fresco
Modo de preparo: em uma tigela pequena, coloque o vinagre e a mostarda e misture bem. Aos poucos, adicione o azeite de oliva e bata constantemente com um batedor até ficar um molho levemente grosso. Junte o queijo, as alcaparras,  misture e tempere com sal e a pimenta. No momento de servir, acrescente o endro. Use sobre folhas de repolho verde aferventado, ou salada mista.
Rendimento: 2 – 4 porções
Dica: O Sour cream (creme de leite azedo) é encontrado nos supermercados na parte de laticínios refrigerados. Use grãos de pimenta mista moídos na hora.