Moussaka é uma iguaria clássica da culinária grega. É feita com berinjela, carne moída e temperada com canela. O destaque está no preparo da carne sem o uso de gordura.
 Ingredientes
2 a 3 berinjelas grandes, cortadas em rodelas finas (½ cm, aproximadamente)
Azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino moída
500 g de carne de ovelha moída
1 cebola grande picada
1 colher (chá) de mistura de ervas secas (tomilho, orégano, alecrim etc.)
½ colher (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 ½ xícara (375 ml) de caldo de carne
1 colher (sopa) de massa de tomate
1 xícara (250 ml) de molho de tomate
1 pitada de molho de pimenta (opcional)
Sal ao gosto
Molho Branco
2 ½ colheres (sopa) de maisena
1 ½ xícara (375 ml) de leite
½ xícara (125 ml) de iogurte natural
2 gemas
Sal e pimenta-do-reino moída
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de farinha de rosca
Modo de Preparo
Aqueça o forno a 400°F (200°C). Unte duas ou três assadeiras grandes com azeite de oliva e distribua as rodelas de berinjela em uma só camada. Pincele a parte de cima com azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída a gosto. Leve ao forno e deixe assar por 8 a 10 minutos de cada lado. Retire do forno e reserve.
Em uma panela grande, em fogo moderado, frite a carne juntamente com a cebola, mexendo frequentemente por 5 a 7 minutos ou até a carne secar e mudar de cor. Acrescente as ervas secas, a canela, a farinha de trigo, o caldo de carne e a massa de tomate. Misture, raspando constantemente o fundo da panela. Junte o molho de tomate, o molho de pimenta (caso esteja usando) e deixe ferver por 5 minutos. Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por 40 a 45 minutos até a carne ficar macia e o caldo estar bastante reduzido e grosso. Mexa de vez em quando. Acrescente o sal e prove o tempero.
Molho branco: dissolva a maisena com um pouco de leite. Em uma panela média, em fogo moderado, coloque o restante do leite para ferver. Adicione a maisena dissolvida, mexendo sempre e deixe cozinhar, até obter um creme. Remova a panela do fogo, acrescente o iogurte e as gemas, misture e tempere com sal e pimenta.
Arrumação: preaqueça o forno a 375°F (190°C). Em um refratário de 22 x 27 cm, arrume a carne intercalando com as rodelas de berinjelas assadas. Cubra com o molho branco. Por cima, espalhe o queijo ralado e a farinha de rosca. Leve ao forno e asse por 30 minutos ou até ferver e a superfície dourar. Sirva quente ou morno.
Rendimento: 6 a 8 porções
Sugestão: Originalmente a moussaka é preparada com carne de ovelha ou cordeiro, mas a carne de vaca substitui muito bem.
Dica: A moussaka, depois de fria, pode ser guardada na geladeira por três a quatro dias.