O sabor de gengibre fresco e de limão na massa desses muffins é intenso. Eles são divinos puros, ou com cobertura de glacê. Se você  gosta dessa combinação, tenho certeza de que irá aproveitar bastante dessa receita. É fácil, e a técnica de preparo é a mesma dos bolos comuns.  Veja o passo a passo.
Ingredientes
⅔ de xícara (75 g) de gengibre fresco, sem casca, ralado
Casca ralada de 1 limão siciliano grande
1 xícara (180 g) de açúcar
2 ½ xícaras (350 g)  de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
½ xícara ( 125 ml) de iogurte
⅓ de  xícara (75 ml) de leite
2 colheres (chá) de suco de limão
2 ovos grandes em temperatura ambiente
¼ de xícara (60 ml) de óleo (uso óleo de canola)
¼ de xícara (50 g) de manteiga em temperatura ambiente
Cobertura – Glacê: opcional (veja a dica)
1 ½ xícara (180 g) de açúcar de confeiteiro peneirado
2 a 3 colheres (sopa) de suco de limão
1 a 2 gotas de anilina comestível amarela
Modo de Preparo
Preaqueça o  forno a 375°F (190°C). Unte e polvilhe levemente 14 formas próprias para muffins ou cupcakes, ou forre-as com forminha de papel.
Em uma tigelinha, coloque o gengibre e  a casca de limão ralados. Adicione  ¼  de xícara do açúcar e misture até formar uma pasta. Deixe de lado. Em uma tigela média, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal . Em um copo grande, misture o iogurte, o leite e o suco de limão.
Na batedeira, bata em velocidade média o restante do açúcar, o óleo, a manteiga e os ovos, até se formar um creme fofo e claro. Adicione a pasta de gengibre e bata até os ingredientes serem  incorporados. Acrescente a mistura de farinha, alternando com a mistura de iogurte com leite. Misture essa parte com a batedeira em velocidade baixa ou com uma espátula, mas não bata ou mexa em excesso, a massa deve ficar levemente granulosa e não lisa.
Distribua a massa nas forminhas preparadas, preenchendo ⅔ de cada uma. Leve ao forno por 20 minutos ou até os muffins ficarem levemente dourados; teste com um palito, este deverá sair limpo. Retire do forno e deixe-os esfriarem nas formas por 5 minutos e depois desenforme-os cuidadosamente.
Sirva-os mornos ou em temperatura ambiente, cobertos com glacê.
Rendimento:  14 unidades
Sugestão: O gengibre pode ser picado e batido no liquidificador ou processador, junto com a casca de limão e o açúcar.
Dica: Glacê em uma tigelinha, coloque o açúcar. Aos poucos e misturando sempre, vá adicionando o suco de limão, até obter a consistência desejada. Junte 1 a 2 gotas de anilina comestível amarela, e continue misturando até a anilina se dissolver e o glacê ficar com uma cor uniforme. Cubra a superfície de cada muffin com pequenas porções dessa mistura e decore-os a gosto – usei casca de limão e gengibre glaçados – Deixe-os  secar e sirva.