Esses muffins podem ser recheados com frutas frescas ou secas, nozes picadas, chocolate e mais o que a imaginação mandar. São extremamente fáceis de preparar e absolutamente irresistíveis!
Ingredientes
Cobertura:
⅓ de xícara (70 g) de açúcar
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de casca ralada de limão
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida
⅓ de xícara (60 g) de nozes trituradas
Muffins:
2 ¼ de xícara (315 g) de farinha de trigo
80 a 100 g de cerejas em calda, escorridas e picadas grosseiramente
1 xícara (180 g) de açúcar
2 colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de casca ralada limão
¼ de colher (chá) de sal
1 ovo grande, levemente batido
⅓ de xícara (75 g) de manteiga sem sal derretida
1 xícara (220 ml) de leite misturado com 2 colheres (sopa) de suco de limão
Modo de Preparo
Preaqueça o forno a 375°F (190°C). Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo (ou forre com forminhas de papel) doze formas de Muffins. Reserve.
Cobertura: em uma tigela pequena, junte o açúcar, a farinha e a casca de limão. Acrescente a manteiga e mexa, primeiro com um garfo, depois com as pontas dos dedos até a mistura formar uma farofa granulosa. Adicione as nozes, misture mais um pouco e reserve.
Muffins: em uma tigela pequena, coloque 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e as cerejas picadas; misture e deixe de lado. Em uma tigela grande, coloque o restante da farinha, o açúcar, o fermento, o bicarbonato, a canela, a casca de limão e o sal. Faça uma depressão no centro e acrescente o ovo batido, a manteiga derretida e o leite. Misture a massa, mas não mexa demais, ela deve ficar úmida, levemente granulosa, mas não homogênea. Adicione as cerejas reservadas e envolva com uma espátula até ficarem bem distribuídas, tendo o cuidado de não amassá-las.
Distribua a massa nas forminhas preparadas e, por cima, cuidadosamente, coloque a cobertura, dividindo as porções por igual, em cada uma. Leve para assar por 20 minutos ou até ficarem levemente corados – ou até que, enfiando um palito, ele saia limpo.

Rendimento: 12 unidades
Sugestão: Pêssegos ou figos em calda substituem as cerejas.
Dica: Não asse demais os muffins para que eles não se tornem duros e secos.