Munguzá, ou mungunzá, é mingau de vários nomes, fazendo até uma certa confusão. Em São Paulo chamam munguzá de canjica, mas na Bahia canjica se come, e munguzá se toma, como mingau. No Maranhão chamam mingau de milho, mas nosso mingau de milho baiano é outra coisa. Em Pernambuco chama-se chá-de-burro. Muitos nomes, muita confusão, o que é uma coisa aqui é outra alí. Para que não restem dúvidas, o munguzá baiano é o mingau feito com os grãos inteiros de milho branco e leite de coco  – trecho extraído do livro de receitas – A comida Baiana de Jorge Amado – por Paloma J. Amado.
Munguzá
Ingredientes
 ½ k de grãos inteiros de  milho branco
1 colher (chá) de sal
1 litro de leite
Açúcar a gosto (usei ½ xícara)
3 a 4 cravos da índia
1 pau de canela
2 xícaras (400 ml) de  leite coco
½ xícara de coco fresco ralado (opcional)
1 lata de leite condensado
Modo de Preparo
 Coloque o milho em uma tigela, cubra com 1 litro de água e deixe-o de molho por 8 a 12 horas. Em uma panela grande, coloque o milho e a água em que ficou de molho;  acrescente mais 1 litro de água. Leve ao fogo moderado por 45 minutos (na metade do cozimento, adicione o sal) ou até o milho começar a amolecer e ficar al dente. Junte o leite, o açúcar, o cravo e a canela.  Munguzá
Munguzá-milho branco
Munguzá
Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até o milho ficar bem macio e o líquido ficar levemente grosso. Adicione o leite de coco, o coco ralado – caso esteja usando – e o leite condensado; misture bem. Deixe cozinhar por mais 10 a 12 minutos, mexendo frequentemente. Prove o tempero. Se necessário retempere com sal e açúcar.  Retire do fogo, tampe a panela e deixe repousar alguns minutos antes de servir.
Sirva ainda quente polvilhado com canela.
Rendimento: 10 a 12 porções
Sugestão: Quando o munguzá não é servido logo depois que fica pronto, o milho vai absorvendo mais liquído. Portando, poderá ser necessário que você adicione mais leite para requentá-lo.
Dica: O milho pode ser cozido al dente e guardado junto com o líquido, na geladeira, por 4 dias ou no congelador por até dois meses. No dia de preparar o munguzá traga-o à temperatura ambiente.Munguzá
leite de coco, leite condensado, coco desidratrado

leite de coco, leite condensado, coco desidratrado