Qualquer queijo de sabor forte pode ser usado para preparar esse pão.

 

Ingredientes:
1¾ de xícara (245 g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de mostarda em pó
1 xícara (150 g) de queijo ralado (veja a dica)
2 colheres (sopa) de cebolinha picada – somente a parte verde
1 ovo grande levemente batido
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
⅔ de xícara (150 ml) de leite
Modo de Preparo
Preaqueça o forno a 375°F (180°C). Pincele com manteiga o fundo de uma assadeira de 24 x 24 cm ou uma forma redonda de 20 cm de diâmetro, forre com papel impermeável e deixe de lado.
Em uma tigela grande, peneire a farinha, o sal e a mostarda. Misture bem.
Reserve 3 colheres (sopa) do queijo ralado para usar depois na cobertura do pão. Adicione o restante do queijo e a cebolinha à farinha na tigela. Misture bem e faça uma depressão no centro. Acrescente o ovo batido, a manteiga derretida, o leite e misture rapidamente, com uma espátula ou colher de pau, somente até os ingredientes se juntarem.
Transfira para a forma reservada e alise a superfície com uma faca. Por cima, espalhe o queijo reservado. Asse por 25 a 30 minutos.
Retire do forno, deixe amornar e desenforme. Espere esfriar um pouco e sirva inteiro ou cortado em quadrados ou triângulos.
Rendimento: 8 porções
Sugestão: esse pão deve ser servido no mesmo dia de preparado. Caso haja sobras, guarde-as enroladas em filme plástico. Para servir, aqueça-as ligeiramente no forno ou micro-ondas.
Dica: queijo cheddar é o indicado para esta receita, mas parmesão, provolone ou uma mistura deles, dão bons resultados também.