Este patê é cheio de sabor. É feito à moda antiga com um machucador ou socador manual, o que deixa uma textura macia, mas não cremosa, A cobertura com salada vinagrete é apenas uma sugestão, porém aviso que a combinação é perfeita.
 
Patê de feijão com vinagrete

Patê apimentado de feijão com vinagrete                                                               foto:Bia Flores

Ingredientes
2 xícaras de feijão cru roxinho ou mulatinho, limpo
1 folha de louro
3 dentes de alho (1 inteiro e 2 picados)
6 a 8 xícaras de caldo de carne ou galinha
2 a 3 colheres (sopa) de azeite ou óleo canola
1 cebola roxa, média, picada
1 a 2 pimentas malagueta picadas ou molho de pimenta
½ colher (chá) de pimenta-do-reino moída
½ colher (chá) de cominho moído
1 colher (sopa) páprica
2 colheres (sopa) de massa de tomate
1 colher (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de vinagre
Sal a gosto

 

Modo de preparo

1-Coloque o feijão em uma tigela grande; cubra com água e deixe de molho por 6 a 8 horas.

 

2- Escorra o feijão e coloque numa panela grande junto com a folha de louro, o dente de alho inteiro e o caldo. Leve ao fogo alto e deixe ferver forte por 15 minutos. Tampe, abaixe a chama e cozinhe por 60 minutos ou até o feijão ficar bem macio. Se necessário acrescente mais caldo de carne ou água aos poucos. Após o cozimento, você necessitará de aproximadamente 1 ½ xícaras do caldo do feijão, assim, escorra e reserve, separados, feijão e caldo. Descarte a folha de louro.

 

3-Em uma frigideira funda, sobre fogo moderado, aqueça o azeite, junte a cebola, o alho amassado e a pimenta malagueta; refogue por 5 minutos; adicione a pimenta-do-reino, o cominho, a páprica, a massa de tomate e o açúcar; refogue por mais 1 minuto. Acrescente o feijão cozido e 1 xícara do caldo reservado. Misture bem e deixe ferver, em fogo moderado, por 5 minutos ou até o feijão ficar bem envolvido com os temperos. Retire do fogo e, com um machucador, de preferência de madeira, amasse o feijão até formar uma pasta grossa; acrescente mais caldo, caso fique seca. Adicione o suco de limão, o vinagre, o sal e misture bem. Transfira para uma tigela e sirva morno ou frio acompanhado de torradas, biscoitos salgados, carnes assadas ou grelhadas, etc.

 

Rendimento: 4 a 6 porções

 

Sugestão para o vinagrete: Em uma tigela coloque, 4 tomates grandes, sem sementes, 1 pepino médio com ou sem a casca, e sem sementes, ambos cortados em cubinhos; 1 cebola pequena, picada (opcional) ½ xícara (125 ml) de azeite, ¼ de xícara (50 ml) de suco de limão, sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture e, na hora de servir, junte com 4 colheres (sopa) de folhas frescas de coentro, salsinha e cebolinha verde picadas, coloque por cima do patê e sirva.

Dica: Alguns feijões contém uma toxina que é destruída somente com um cozimento rápido, por isso é essencial uma fervura vigorosa de 15 minutos antes do cozimento lento até o feijão ficar macio.