Aqui está uma maneira graciosa de dar boas-vindas e celebrar com toda a família o Domingo de Páscoa.
Ingredientes
3 ovos grandes
250 g de peito de frango assado ou cozido sem pele e sem osso
100 g de presunto defumado
1 colher (chá) de casca ralada de limão
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 a 2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de cebola ralada
1 dente de alho amassado (opcional)
½ xícara (125 g) de maionese light
Sal e pimenta-do-reino moída
2 a 3 colheres (sopa) de salsinha picada (reserve algumas folhas inteiras para enfeitar)
Crakers variados ou torradinhas para acompanhar

Modo de Preparo

Coloque os ovos em uma panela com água fria suficiente para cobri-los e cozinhe por 10 minutos. Transfira para uma tigela com água e gelo para interromper o cozimento.
Enquanto os ovos esfriam, você prepara o patê: Corte o frango e o presunto em pedaços pequenos e em seguida triture no processador ou aos poucos no liquidificador. Transfira para uma tigela grande e acrescente a casca ralada e o suco de limão, o azeite, a cebola, o alho (caso esteja usando) e a maionese. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture e deixe de lado.
Retire a casca dos ovos cozidos. Passe-os em água fria e seque com papel toalha. Separe as gemas das claras e guarde-as coberta na geladeira. Pique as claras, coloque-as na tigela grande junto com o patê, acrescente a salsinha picada e misture delicadamente. Cubra a tigela com filme plástico e leve para gelar.
No momento de servir, passe as gemas por uma peneira apoiada numa tigela; raspe a gemas do fundo da peneira. Deixe de lado.
Montagem: Retire o patê da geladeira e coloque em copinhos ou em uma taça grande, cubra com as gemas peneiradas e enfeite com folhas de salsinha, palitinhos de queijo, crackers ou a gosto. Sirva logo acompanhado de crackers ou torradinhas.
Rendimento: 6 a 8 porções

Sugestão: Caso não vá servir para crianças, acrescente uma generosa porção de pimenta rosa em grãos picada. O sabor é especial.

Dica: O frango pode ser substituído por peito de peru.