Um peru inteiro assado é o prato mais esperado no Natal. Esta é a receita perfeita para você que quer prepará-lo com uma carne macia e saborosa.
 
Peru de Natal

Peru de Natal

Ingredientes
1 peru de aproximadamente 6 a 8 kg
Para o tempero
8 dentes grandes de alho
1 cebola grande cortada em pedaços
1 cenoura média picada grosseiramente
½ xícara de óleo
½ xícara de azeite de oliva
¼ xícara de conhaque
2 colheres (sopa) de vinagre
1 colher (sopa) de sal ou a gosto
2 colheres (sopa) de páprica doce
1 colher (chá) de cominho moído
1 colher (chá) de pimenta-do-reino
3 folhas de louro
1 pimenta malagueta vermelha, sem sementes (opcional)
2 a 3 xícaras de vinho branco seco
Para cobrir
1 xícara de manteiga em temperatura ambiente

 

Modo de Preparo

 

Lave rapidamente o peru sob água corrente e seque com papel toalha; coloque numa vasilha grande. Deixe de lado.

 

Bata bem no liquidificador todos os ingredientes do tempero.

 

Cuidadosamente, levante a pele da região do peito do peru. Faça furos profundos na carne e preencha as cavidades com parte do tempero. Despeje o restante do tempero por cima do peru. Cubra e deixe descansar na geladeira por 24 horas. De vez em quando, regue o peru com o tempero.

 

No dia seguinte, retire o peru da geladeira.

 

Levante a pele do peru e passe ⅓ da manteiga sobre o peito. Cubra todo o peru com o restante da manteiga. Transfira-o para uma assadeira grande junto com o tempero; cubra com papel alumínio e deixe descansar em temperatura ambiente durante 1 hora antes de assar.

 

Preaqueça o forno à 400°F (200°C). Leve o peru ao forno e deixe assar por 3 horas ou até a carne ficar cozida. Regue o peru de vez em quando com o caldo que se formar na assadeira. Depois retire o papel alumínio, reduza a temperatura do forno para 325°F (160°C) e continue assando até o peru ficar bem dourado. Retire do forno, cubra novamente com o papel e deixe descansar por 25 a 30 minutos antes de servir.

 

Rendimento: 10 a 12 pessoas.

 

Sugestão: O peru pode ser assado em um saco plástico próprio para ir ao forno. Use-o de acordo as intruções indicadas na embalagem. Alecrim, tomilho, orégano, sálvia e suco de limão podem ser usados no tempero.

 

Dica: Verifique se o peru está assado usando um termômetro (a temperatura interna deve atingir 165°F (75°C) ou teste espetando com um garfo: não deverá sair líquido nem do peito e nem das coxas. O tempo para assar o peru no tamanho indicado na receita, sem recheio, é de 3 a 3 ½ horas aproximadamente. Se estiver com recheio necessitará de mais tempo, entre 4 a 4 ½ horas.