Os picadinhos de carnes são uma comida nutritiva e confortante. São fáceis de preparar por serem nutritivos e abertos à improvisação e substituição. Este delicioso picadinho à Bavaria, por exemplo, é preparado com cerveja branca e sementes de alcaravia, e ambos poderão ser substituídos. Siga a receita e veja a sugestão. Na Bavaria, este picadinho é servido com batatas, pães, e a mesma cerveja usada para o preparo. Acompanhamento mais que perfeito!
Ingredientes
700 g de carne alcatra ou coxão mole cortada em cubos de 3 a 4 cm
1 colher (chá) de sal
½ colher (chá) de pimenta-do-reino moída
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola grande picada
2 dentes de alho amassado
1 ½ xícara (375 ml) de cerveja de cor clara (usei Altbier)
1 xícara (250 ml) de molho de tomate
¼ xícara (50 ml) de vinagre balsâmico
2 colheres (sopa) de sementes de alcaravia
1 folha de louro
Sal e pimenta-do-reino moída
Molho de pimenta ou pimenta em flocos (opcional)
2 a 3 colheres (sopa) de salsa picada para decorar
Batatas cozidas
Modo de preparo
Coloque a carne em uma tigela grande e tempere-a com o sal e a pimenta. Deixe descansar em temperatura ambiente por 30-40 minutos.
Em uma panela média, preferivelmente grossa, aqueça ½ colher (chá) de óleo em fogo moderado; acrescente ¼ da carne e cozinhe até dourar por igual. Transfira para uma travessa e deixe de lado. Repita o processo com o restante da carne. Deixe de lado também.
Na mesma panela, aqueça o restante do óleo e refogue a cebola até ficar macia e levemente dourada. Acrescente o alho e refogue rapidamente. Adicione a cerveja, o molho de tomate, o vinagre, os cubos de carne, as sementes de alcaravia e a folha de louro. Misture bem, raspando o fundo da panela com uma colher de pau e deixe ferver.
Abaixe o fogo, tampe, e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 1 hora, ou até a carne ficar macia. Caso o líquido comece a secar, acrescente pequenas quantidades de cerveja ou água.
Tempere a gosto com o sal, a pimenta-do-reino e o molho de pimenta, caso esteja usando. Descarte a folha de louro e sirva acompanhado de batatas cozidas e salsa picada.
Rendimento: 4 a 6 porções
Sugestão: A cerveja de cor clara pode ser substituída por cerveja preta e as sementes de alcaravia por sementes de cominho.
Dica: Nos supermercados americanos, você encontrará a carne já cortada em cubos com o nome de beef chuks ou beef stew meat. As sementes de alcaravia (caraway seeds) são encontradas na sessão de temperos e condimentos.

sementes de alcaravia