A versatilidade do picles é indiscutível: vai bem com diversos pratos, você prepara rápido, guarda na geladeira por muito tempo e sempre que precisa ele está fresquinho para ser consumido.
Picles de beterraba-alho e cenoura

Picles de Beterraba

4 beterrabas médias
1½ xícara (375 ml) de vinagre de vinho tinto
½ xícara (125 ml) de vinagre de vinho branco
½ xícara (125 ml) de água
3 colheres (sopa) de mel
1 cebola roxa média, picada
2 colheres (chá) de gengibre fresco, picado (opcional)
1 colher (chá) de pimenta rosa em grãos
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Picles de Cenoura
250 g de cenouras pequenas
1¼ de xícara (300 ml) vinagre de maçã ou vinagre de vinho branco
½ xícara (100 g) de açúcar
¾ de xícara (175 ml) de água
1 ½ colher (chá) de sal
1colher de (chá) de sementes de mostarda
1 colher (chá) de grãos de pimenta-do-reino
½ colher (chá) de pimenta em flocos (opcional)
Picles de Alho
1 xícara de vinagre de vinho branco
½ xícara de vinagre de champanhe ou vinagre de maçã
¼ de xícara de açúcar
¼ de xícara de água
½ colher (chá) de sementes de mostarda
2 a 3 folhas de louro
2 xícaras de dentes de alho inteiros, descascados (180 g)
Modo de Preparo
 Picles de beterraba: preaqueça o forno a 400°F (200°C). Reserve uma assadeira com tamanho suficiente para acomodar as beterrabas inteiras. Corte uma parte do talo de cada beterraba, deixe o final da raiz e a casca intactas. Lave-as bem sob água corrente e seque com papel-toalha. Coloque as beterrabas na assadeira e cubra com papel alumínio. Leve para assar por 45 minutos ou até estarem macias (faça o teste espetando cada uma com a ponta do garfo). Retire do forno e deixe amornar.
Enquanto isso, em uma panela média, não reativa, coloque os vinagres, a água e o mel. Leve ao fogo alto e deixe ferver por 2 minutos. Adicione a cebola, o gengibre (caso esteja usando) e a pimenta rosa. Diminua o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe ferver por 5 minutos. Tempere com o sal e a pimenta. Tampe a panela e desligue o fogo. Descasque as beterrabas, corte-as em fatias finas e depois acomode em um vidro esterilizado. Derrame sobre elas a mistura de vinagre ainda quente. Tampe bem o vidro e deixe esfriar completamente. Leve à geladeira por no mínimo 24 horas antes de servir. Dura mais de 1 semana na geladeira.
Picles de cenoura: coloque as cenouras em um vidro esterilizado e deixe de lado.
Em uma panela média, não reativa, coloque os ingredientes restantes. Leve ao fogo alto e deixe ferver por 2 minutos. Tampe parcialmente a panela, reduza o fogo e deixe ferver por 5 minutos. Retire a panela do fogo e cuidadosamente despeje sobre as cenouras até o vidro estar completamente cheio. Deixe amornar, tampe o vidro e deixe esfriar completamente. Leve à geladeira por 4 dias antes de usar. Dura mais de 2 semanas na geladeira.
Picles de alho: em uma panela média, não reativa, coloque os vinagres, o açúcar, a água, o sal e as sementes de mostarda. Leve ao fogo alto e deixe ferver por 3 minutos. Acrescente as folhas de louro e os dentes de alho. Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe ferver por 2 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Transfira para um vidro esterilizado, tampe e leve a geladeira por no mínimo 24 horas antes de usar.
Use os picles em saladas, patês, maioneses, sandwiches, canapés, etc.
Rendimento: 2 a 3 xícaras de cada
Sugestão: Escolha beterrabas novas e que tenham um mesmo tamanho, assim elas assarão por igual. Use luvas descartáveis para descascar e cortar as beterrabas. As cenouras grandes cortadas em fatias substituem as cenouras pequenas. Grãos de pimenta rosa são saborosas e dão colorido aos picles.
Dica: As panelas de aço inoxidável ou vidro, são as mais apropriadas para a preparação dos picles. O modo de prepará-los pode variar assim como o tipo de vinagre e os legumes, mas para que os picles tenham maior durabilidade, é importante que os vidros sejam esterilizados e bem fechados. Se reutilizar vidros com tampas de alumínio, forre-as por dentro com um disco de papel impermeável.