Quem não gosta da maravilhosa combinação de berinjela com tomate? Nesta receita, eles se complementam em cor, textura e forma, tornando-se uma apetitosa obra de arte.
Pudim de berinjela com molho de tomate
Ingredientes
Para o pudim
1 kg de berinjela, sem casca, cortada em cubos pequenos
1 colher (sopa) de sal marinho
¼ de xícara (60 ml) de azeite de oliva
3 dentes grandes de alho amassados
1 colher (sopa) de suco de limão
½ xícara (125 ml) de leite
¾ de xícara (60 g) de queijo parmesão ou ¼ de xícara de queijo Gruyère, ralado
2 ovos
2 gemas
3 colheres (sopa) de crème fraîche (veja a dica)
Sal e pimenta-do-reino moída
Para o molho
2 ½ colheres (sopa) de azeite de oliva
2 cebolas médias cortadas em fatias grossas
2 dentes de alho amassados
1 kg de tomate bem maduro, sem pele e sem sementes, picado
2 colheres (chá) de vinagre balsâmico
1 pitada de açúcar mascavo
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
1 pitada de pimenta caiena (opcional)
Folhas de manjericão
Torradinhas para acompanhar
Para fazer o pudim: misture os cubos de berinjela com o sal e coloque–os em um escorredor grande: deixe descansar por 30 minutos. Em seguida, pressione-os entre folhas de papel toalha para retirar a umidade e deixe-os de lado.
Em uma frigideira grande, antiaderente, aqueça o azeite sobre fogo moderado. Acrescente o alho e refogue até dourar ligeiramente, mexendo sempre. Adicione a berinjela e misture. Tampe, abaixe o fogo e cozinhe por 20 a 30 minutos, até que fique macia.  Remova do fogo e deixe esfriar. Preaqueça o forno a 375°F (190°C). Unte levemente com óleo uma forma redonda de furo no meio (uso uma forma de 18 cm de diâmetro).  Se quiser, forre a forma com papel impermeável e unte-o também.
No processador ou liquidificador, bata a berinjela junto com o suco de limão, ligando e desligando o aparelho, até se formar um purê. Transfira-o para uma tigela grande; adicione o leite e o queijo. Em uma tigela média, bata ligeiramente os ovos e as gemas; junte-os ao purê.  Misture tudo delicadamente com uma espátula, somente até os ingredientes se juntarem. Adicione o crème fraîche e tempere a gosto com o sal, a pimenta-do-reino, e a pimenta caiena – caso esteja usando. Coloque na forma e leve e asse por 45 minutos ou até se formar uma crosta na superfície. Retire do forno e deixe amornar. Passe uma faca na lateral da forma, desenforme o pudim sobre um prato e sirva acompanhado de molho de tomate com folhas de manjericão.pudim-de-berinjela-com-molho-de-tomate-1
pudim-de-berinjela-com-molho-de-tomate-37pudim-de-berinjela-com-molho-de-tomate-46pudim-de-berinjela-com-molho-de-tomate-59
Para fazer o molho: em uma panela média, aqueça o azeite sobre fogo moderado. Junte a cebola e frite até murchar. Adicione o alho e refogue ligeiramente. Junte o tomate e o líquido extraído deles, o vinagre e o açúcar. Misture e deixe ferver. Tempere com o sal, a pimenta moída e a caiena, caso esteja usando. Tampe, reduza a chama e cozinhe por 40 minutos, mexendo de vez em quando até que os tomates se desmanchem. Adicione folinhas de manjericão picadas a gosto (algumas inteiras para decorar). Sirva morno junto com o pudim.

pudim-de-berinjela-com-molho-de-tomate-79

Rendimento: 6 porções
 Sugestão: O pudim pode ser assado em forminhas individuais. Sirva-o como entrada, acompanhado de torradinhas ou como acompanhamento para as carnes assadas.
 Dica: o crème fraîche é facilmente encontrado nos supermercados na seção de laticínios. Ele pode ser substituído por creme de leite ou ricota.