Este pudim é feito com paneer, um tipo de queijo branco com sabor delicado, usado por toda a India – usei queijo ricota como substituto – e temperado com água de rosas e sementes de cardamomo. Na calda de morangos tem licor de caju – usei creme de cassis – maravilha! Todos os temperos são fáceis de serem encontrados ou substituídos. Tudo muito fácil de ser preparado. O resultado é um exemplo da misteriosa e exótica camada de sabores da cozinha indiana.  

Ingredientes

Para o pudim

1 kg de ricota pastosa

3 xícaras (130 g) de farelo de pão fresco, feito com 5 a 6 fatias de pão de forma sem a casca e passadas no liquídificador ou processador

½ xícara (100 g) de açúcar

1 colher (chá) de água de rosas ou 1 colher (sopa) de casca de laranja ralada fina

½ colher (chá) de extrato de amêndoas (opcional) 

4 bagas de cardamomo verde ou ½ colher (chá) de cardamomo em pó (veja a dica)

1 pitada de sal

100 g de manteiga derretida

½ xícara de amêndoas descascadas, picadas grosseiramente ou cortadas em lâminas

Para a calda de morangos

½ kg de morangos cortados em fatias grossas

5 colheres (sopa) de açúcar

2 colheres (chá) de casca de laranja ralada fina

2 colheres (sopa) de creme de cassis ou licor de frutas

Modo de Preparo

Pudim: preaqueça o forno a 325°F (165°C). Unte com manteiga uma assadeira alta de 21 x 28 cm. Em uma tigela grande, coloque a ricota, o farelo de pão, o açúcar, a água de rosas (ou a casca de laranja ralada), o extrato de amêndoas (caso esteja usando), o cardamomo, o sal e a manteiga derretida.  Misture tudo delicadamente, somente até os ingredientes se incorporarem.  Espalhe a mistura na forma preparada e alise a superfície.  Por cima, espalhe as amêndoas.  Leve para assar por 50 a 60 minutos, até dourar ligeiramente. Retire do forno e deixe esfriar. Leve à geladeira até o momento de servir.

Pudim de ricota com amêndoa e calda de morango

Calda: coloque os morangos e o açúcar em uma panela média, misture e deixe repousar por 15 a 20 minutos para os morangos liberarem o próprio suco. Leve a panela ao fogo moderado por 5 a 6 minutos, até ferver. Retire do fogo, adicione a casca de laranja, o creme de cassis ou licor e misture. Deixe esfriar e sirva junto com o pudim cortado em quadrados ou fatias.

Rendimento: 6 a 8 porções 

Sugestão: caso você não encontre a ricota pastosa, use ricota talhada (curdle) para substituir e adicione mais 2 fatias de pão. A massa ficará mais líquida e precisará de um pouco mais de tempo para assar.

Dica: abra as bagas do cardamomo, com a ajuda de uma faca, e retire as sementes. Coloque-as em um machucador manual junto com 2 colheres (chá) de açúcar; amasse até as sementes ficarem bem quebradas e liberar o sabor.