Esta receita é de fácil preparo e foi inspirada no modo de minha mãe cozinhar arroz com legumes (o mais delicioso do mundo). Fiz uma combinação de gengibre com cúrcuma e curry para temperar a quinoa e, no final do cozimento, adicionei florzinhas de brocólis e tomates pequenos. Saborosa e saudável!  
 
Ingredientes
1 xícara (185 g) de quinoa crua
1 ½ colher (sopa) de óleo de coco ou azeite
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho amassados
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
2 colheres (chá) de cúrcuma ou turmeric
1 colher (sopa) de curry em pó
1 ½ xícara (375 ml) de caldo de galinha ou legumes
1 a 2  xícaras  de  buquês de brócolis cozidos al dente
5 a 6 tomates pequenos (tipo cerejas) inteiros
Sal a gosto
Modo de Preparo
Coloque a quinoa em uma peneira fina e lave bastante em água corrente. Deixe escorrer bem.
Enquanto isso, em uma panela média sobre fogo moderado, aqueça o óleo com a cebola e refogue mexendo por 3 minutos ou somente até a cebola murchar. Junte o alho, o gengibre, o turmeric, o curry e deixe dourar ligeiramente. Junte a quinoa e misture, mexendo constantemente por 1 a 2 minutos. Adicione aos poucos o caldo de galinha, raspando o fundo da panela para deixar a quinoa bem solta.
Quando começar a ferver, cubra a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar, sem mexer, por 10 a 12 minutos. Acrescente os buquês de brócolis e os tomates. Tempere com o sal. Misture delicadamente com um garfo. Tampe a panela novamente e deixe cozinhar por mais 4 a 5 minutos ou até o brócoli e o tomate estarem macios e todo o líquido tenha sido absorvido. Remova a panela do fogo e deixe descansar por alguns minutos.
Mexa cuidadosamente com um garfo, somente para a quinoa se soltar e transfira-a para um prato ou tigela. Decore a gosto e sirva logo.
Rendimento: 4 a 6 porções
Sugestão: Use folhas de espinafre ou ervilhas para substituir o brócoli. Rodelas de pimentões vermelhos  substituem os tomates.
Dica: A quinoa é coberta por uma substância natural chamada saponina, que protege os grãos do ataque de insetos e pássaros. Lavar bastante a quinoa é muito importante para evitar que fique com um gosto amargo.