Eu vejo alguns pratos como totalmente americanos, e esse relish de cranberry é um deles. Embora seja simples de preparar, ele é o sofisticado acompanhamento, servido com carne de peru assada ou presunto (tender), na festa de Ação de Graças – Thanksgiven. Essa receita é uma das melhores que já testei.  A adicão de nozes pecã é opcional, mas elas fazem esse relish ser merecidamente especial. 
Ingredientes
1 ¼  de xícara (300 ml) de suco de maçã (veja a dica)
⅔ de xícara (150 g) de açúcar mascavo
4 colheres (sopa) de mel
1 pau de canela de 4 cm aproximadamente
5 a 6 cravos da índia
1 anis-estrelado
Casca ralada de 1 laranja média
5 a 6  xícaras (usei 2 pacotes) de cranberries frescas bem lavadas
½ xícara de uva passa (usei uma mistura de uva passa e cranberry seco)
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
½ xícara de nozes pecã ligeiramente tostadas e grosseiramente picadas (opcional)
Modo de Preparo
Em uma panela média, coloque o suco, o açúcar, o mel, a canela, os cravos, o anis-estrelado e a casca de laranja. Leve a fogo moderado e deixe ferver até o açúcar se dissolver e formar uma calda ligeiramente grossa. Adicione a cranberry e a uva passa. Quando voltar a ferver, abaixe o fogo e cozinhe,  por cerca de 12  minutos, mexendo de vez em quando, até as cranberries formarem  bolhas  grandes e começarem a estourar sem se desmancharem. 
Caso fique muito líquido, não se preocupe, o relish irá engrossar depois de frio. Retire do fogo, junte o vinagre balsâmico, as nozes pecã, caso esteja usando, e misture. Tampe a panela, e deixe repousar por no mínimo 2 horas antes de servir.
Rendimento: 3 ½ xícaras
Sugestão: O suco de maçã pode ser comprado pronto ou preparado em casa. Você poderá substituí-lo por suco de laranja.
Dica: O relish pode ser conservado, bem tampado, na geladeira por até uma semana. Deixe voltar à temperatura ambiente, para liberar o sabor, antes de servir.