Você não pode errar com esta salada, a combinação de beterraba com ovo cozido, agrião e  endro fresco envolvidos no vinagrete  é um dos simples prazeres da vida.

salada de beterraba com agrião e ovos

Ingredientes
Vinagrete
¼ de xícara (50 ml) de vinagre (uso vinagre de maçã)
1 a 2 colheres (chá) de açúcar
1 dente de alho amassado
1 colher (sopa) de mostarda
Sal e pimenta-do-reino a gosto
⅓ de xícara (75 ml) de óleo próprio para salada
4 a 5 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de endro fresco picado
Salada
3 a 4 beterrabas cozidas, descascadas e cortadas em cubos
1 a 2 maços de agrião, bem lavados e escorridos
2 ovos cozidos duros, cortados em cubos ou picado grosseiramente
Modo de Preparo
Vinagrete: em uma tigela pequena, bata o vinagre com o açúcar, o alho, a mostarda, o sal e a pimenta. Aos poucos, sempre batendo, adicione o óleo até que o molho fique homogêneo. Em seguida, despeje o azeite devagar em fio firme e bata até que o molho engrosse levemente. Adicione o endro picado e misture; verifique o sal. Deixe de lado.
Salada: em uma tigela grande, coloque o agrião, regue com um terço do molho e misture delicadamente. Arrume-os em pratos individuais (4 ou 6). Em uma outra tigela grande, coloque os cubos de beterraba e adicione mais um terço do molho, ou a gosto e também misture delicadamente.  
Distribua a beterraba em porções iguais, entre os pratos com o agrião. Espalhe os ovos cozidos por cima e regue com o restante do vinagrete. Sirva logo.
Rendimento: 4 a 6 porções
Sugestão: Escolha beterrabas novas com o mesmo tamanho, assim elas cozinharão por igual.
Dica: Cozinhe as beterrabas, deixe esfriar completamente e leve a geladeira, no dia seguinte, descasque-as (use luvas descartáveis). Corte-as em cubos e prepare a salada.