Esta salada é similar ao popular salpicão. Ela ganha caráter especial do curry e vinho branco. Usar chutney de manga é opcional, mas eu recomendo para deixar sua receita saborosamente intrigante.

Ingredientes:
1 peito de frango com osso, limpo
2 dentes de alho
1 colher (chá) de sal a gosto
2 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de azeite ou óleo
Pimenta-do-reino moída a gosto
1 xícara de maionese
4 colheres (sopa) de vinho branco
2 colheres (sopa) de chutney de manga (opcional)
1 a 2 colher (sopa) de curry
1 maçã verde grande ou 2 pequenas, cortada em cubinhos
½ xícara de salsão (aipo) cortado em cubinhos ou fatias finas
½ xícara de uva passa inteira ou picada
½ xícara de castanha de caju torrada e picada grosseiramente
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
3 colheres (sopa) de salsinha picada
Modo de Preparo
 
Preaqueça o forno a 350° (180°C). Forre uma assadeira média com papel alumínio, unte levemente com óleo e deixe de lado. Amasse o alho com o sal e junte o suco de limão, o azeite ou óleo, a pimenta, e misture bem. Passe esta mistura por todo o peito de frango e coloque-o no centro da assadeira. Leve para assar por 35 a 40 minutos até a carne ficar cozida e macia (não deve assar demais para a carne não ressecar). Retire do forno e deixe esfriar até poder tocar. Dessose e corte a carne em cubos pequenos. Coloque em uma tigela grande e deixe de lado para esfriar.
Enquanto isso, em outra tigela, coloque a maionese o vinho, o chutney de manga (caso esteja usando), o curry e misture. Junte ao frango e misture até os pedaços ficarem bem umedecidos. Acrescente a maçã, o salsão, a uva passa e por último a salsinha picada. Misture bem. Verifique o tempero. Se necessário, retempere com sal e pimenta-do-reino, preferencialmente moída na hora.
Cubra e leve a geladeira por 30 minutos, no mínimo, para acentuar o sabor. Momentos antes de servir, adicione a castanha de caju e sirva em temperatura ambiente.
Rendimento: 4 a 6 porções
Sugestão: A carne de frango pode ser substituida por carne de porco ou peru.
Dica: O chutney de manga é muito fácil de ser preparado em casa. Se desejar comprá-lo pronto ele é encontrado nos supermercado na sessão de produtos mediterrâneos ou asiáticos com preço razoável.
Chutney de manga