Esta receita é feita com lombinho de porco assado e tem por base um molho de queijo gorgonzola com creme de leite. Ambos podem ser preparados com bastante  antecedência. No dia de servir, é só juntá-los e montar a salada.

Ingredientes
80 g de queijo gorgonzola esmigalhado
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
1 colher (sopa) de suco de limão
4 a 5 colheres (sopa) de creme de leite
300 g de lombinho de porco assado, cortado em cubinhos
2 a 3 maçãs verdes e vermelhas, com cascas, cortadas em cubinhos
4 talos de salsão sem os fios grossos, cortados em fatias finas
2 colheres (chá) de tomilho fresco picado
3 a 4 colheres (sopa) de uva passa
½ xícara de nozes pecãs levemente tostadas
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de Preparo
Em uma tigela grande, junte  o queijo  com o azeite e amasse bem com um garfo até o queijo se desmanchar.  Adicione o vinagre, o suco de limão e o creme de leite e continue amassando até formar um molho homogêneo e cremoso. Acrescente o lombinho, a maçã, o salsão, o tomilho  e a uva passa. Misture delicadamente e adicione as nozes. Tempere com o sal e a pimenta. Cubra e deixe repousar alguns minutos  para acentuar o sabor.
Sirva em temperatura ambiente ou gelada.
Rendimento:  6 a 8 porções
Sugestão: A carne do lombinho será cortada facilmente se estiver gelada. Depois de assado e frio, enrole-o em filme plástico e leve à geladeira por 4 horas ou por até 2 dias. Você pode preparar o molho e tostar as nozes com 1 dia de antecedência. Leve o molho, coberto,  à geladeira e mantenha as nozes em recipiente vedado.
Dica: Peito de peru defumado, queijo suiço ou muçarela, cortados em cubinhos, podem ser adicionados  à salada. O creme de leite pode ser substituído por iogurte natural ou maionese.