Deliciosamente saudável!

Salada de orzo com tomate e manjericão

Salada de orzo com tomate e manjericão                                                        foto:Bia Flores

Ingredientes
1 xícara (220 g) de orzo cru
1 folha de louro
2 colheres (chá) de sal
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
200 g de tomates cereja inteiros ou cortados ao meio
½ xícara de manjericão cortado em tirinhas fina
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Folhas inteiras de manjericão para decorar
Molho
1 dente grande de alho bem amassado
2 colheres (chá) de mostarda
3 colheres (sopa) de vinagre branco
½ xícara (125 ml) de azeite de oliva

 

Modo de Preparo

 

Orzo: encha uma panela média com água, coloque a folha de louro e leve ao fogo alto para ferver. Adicione o sal e o orzo. Quando a água voltar a ferver, reduza o fogo e cozinhe a massa por 8 a 10 minutos, até que fique al dente, ou de acordo com as instruções. Mexa de vez em quando para evitar que grude. Escorra o orzo e transfira-o para uma tigela grande; descarte a folha de louro; adicione o azeite e misture. Deixe de lado para esfriar bem.

Molho: em uma tigelinha, coloque o alho, a mostarda, o vinagre e misture bem. Adicione o azeite e, com um fouet ou garfo, bata até obter uma mistura homogênea.

Prepare a salada: junte os tomates ao orzo cozido e frio, o manjericão cortado e o molho. Misture delicadamente até os os ingredientes ficarem bem envolvidos. Tempere a gosto com o sal e a pimenta. Decore com as folhas de manjericão e sirva em temperatura ambiente ou gelada.

Rendimento: 6 a 8 porções

Sugestão: Azeitonas pretas tipo Kalamata, queijos tipo parmesão ou feta podem ser acrescentados a salada.

Dica: Depois de cozido e frio o orzo pode ser guardado na geladeira por até 8 horas. O molho pode ser preparado e guardado bem tampado, na geladeira, por até 1 semana.  O Orzo é feito de trigo de sêmola, tem formato de grão de arroz e comumente é chamado de arroz italiano, embora não seja arroz.

orzo cru

orzo cru                                                                                                        foto:Bia Flores