O êxito da salada de repolho – Coleslaw – é que seja feita algumas horas antes de ser servida. Ela tem muitas variações. Para esta receita, adicionei maçã, uva passa e sementes de girassol. Deliciosamente saudável!

salada de repolho com sementes de girassol

salada de repolho com sementes de girassol                                             Bia Flores

 Salada:
1 repolho pequeno
1 ¼ de xícara de vinagre de maçã
½ xícara de açúcar
2 cenouras médias, descascadas, cortadas em tiras finas (uso um cortador de legumes)
2 maçãs verdes ou vermelhas, descascadas, picadas ou cortadas em cubos pequenos
1 cebola roxa média, picada
½ xícara de uva passa branca ou preta
4 colheres (sopa) de sementes de girassol (veja a dica)
3 a 4 colheres (sopa) de salsinha verde picada
Molho:
½ xícara (125 ml) de maionese
½ xícara (125 ml) de iogurte natural
1 pitada de molho de pimenta
Sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto

 

Modo de Preparo

 

Repolho: corte o repolho em 4 partes e retire o miolo. Corte cada parte em fatias bem finas e descarte as nervuras mais grossas (o repolho poderá também ser cortado num processador com lâmina de fatiar). Coloque numa tigela grande; acrescente o vinagre, o açúcar e misture bem. Cubra e deixe repousar por 30 minutos no mínimo. Depois, coloque num escorredor e deixe drenar por alguns minutos.

Salada: transfira o repolho escorrido para uma tigela grande. Adicione a cenoura, a maçã e a cebola, misture bem; junte a uva passa. Misture um pouco mais e deixe de lado.

Molho: numa tigela média, coloque a maionese, o iogurte, o molho de pimenta e misture com um batedor de mão ou garfo até ficar um molho homogêneo. Despeje sobre a salada e misture bem. Tempere com sal e a pimenta-do-reino. Cubra e leve à geladeira por 2 horas ou de um dia para o outro. No momento de servir, junte as sementes de girassol, a salsinha picada e misture.

 

Rendimento: 6 a 8 porções

 

Sugestão: Coleslaw é perfeita para acompanhar carnes assadas, principalmente a carne de porco, linguiça e sanduíches. Repolho roxo, abacaxi picado e escorrido, sementes de alcaravia, grãos de mostarda também fazem uma boa combinação com esta salada.

 Dica: As sementes de girassol – Sunflower seeds – são ricas em fibras, proteínas e vitamina E. Você as encontra nos supermercados americanos na seção de nozes e frutas secas. Escolha sementes naturais sem preservativos.

Sementes de girassol

Sementes de girassol                                                                                foto:Bia Flores