Azedinho, simples e deliciosamente saudável!

Ingredientes
450 a 500 g de filé de salmão com pele
1 colher (sopa) de casca de limão ralada
3 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (chá) de vinagre de arroz
2 colheres (chá) de mel
½ colher (chá) de sal
¼ colher (chá) de pimenta preta moída
4 a 5 colheres (sopa) de azeite de oliva
½ colher (chá) de endro seco (dill weed) veja a dica
2 a 3 rodelas de limão (opcional)
Modo de Preparo
Lave rapidamente o salmão sob água corrente, seque-o com papel toalha e deixe-o de lado. Em uma tigela pequena, coloque metade da casca de limão (reserve o restante para usar depois), o suco de limão, o vinagre, o mel, o sal e a pimenta; misture até dissolver o sal. Adicione o azeite e bata com um garfo até a mistura engrossar levemente e formar um molho.
Transfira o molho para um refratário médio. Adicione o salmão, com a parte do couro voltado para cima. Cubra o refratário com filme plástico e leve-o à geladeira. Deixe o salmão marinar durante 45 minutos a 4 horas.

Retire o salmão da geladeira e deixe-o em temperatura ambiente por 15 a 20 minutos. Enquanto isso, preaqueça o forno a 375°F (190°C). Unte levemente uma assadeira média (uso uma assadeira oval de 28 x 10 cm).
Transfira o salmão – com a parte do couro voltada para baixo – e o molho, para o centro da assadeira untada. Sobre o salmão, espalhe o restante da casca de limão, o dill weed e as rodelas de limão, caso esteja usando.
Leve para assar por 20 a 25 minutos. Fique atento para o salmão assar sem deixar o molho secar. Retire do forno e deixe descansar alguns minutos antes de servir.
Sugestão: O salmão também poderá ser assado na mesma vasilha em que foi marinado. Dependendo da espessura do salmão do tipo da assadeira e do forno, o tempo para assar este peixe poderá variar de 20 a 30 minutos.
Dica: O endro fresco faz uma combinação delicada com o salmão, mas, para harmonizar com os sabores picante da pimenta e o azedinho do limão, nesta receita eu recomendo o uso do endro seco (dill weed). Ele é encontrado nos supermercados na sessão de temperos e condimentos. Caso deseje prepará-lo em casa, é muito fácil. Basta espalhar alguns ramos de endro fresco em uma assadeira grande e levar ao forno preaquecido a 300°F (150°C) por 4 – 6 minutos. Retire do forno deixe esfriar um pouco e quebre os ramos com as ponta dos dedos, até ficar bem desmanchado.

Elimine os fios grossos e transfira o dill weed para um vidro limpo; adicione uma pitada de sal (este ajudará na conservação do dill seco). Tampe o vidro e guarde em lugar seco e ventilado por até seis meses. Use-o também em saladas, sopas etc.