Aqui está uma simples e poderosa sopa com o ingrediente mais popular na culinária, o alho. Por possuir alta concentração de vitamina C é eficaz na cura de muitos males. Posso garantir que realmente funciona, pois, com esta sopa, fiquei curada da minha gripe, e, caso você tenha a sua, recomendo não perder tempo.
Ingredientes
3 colheres (sopa) de azeite
4 fatias finas de pão, sem a casca, cortadas em cubos (usei pão francês)
12 dentes de alho amassados
1 lata (411 g) de tomates inteiros, escorridos e picados
1 colher (chá) de páprica
1 folha de louro
4 xícaras (1 litro) de caldo de galinha
3 a 4 colheres (sopa) de vinho doce (usei Madeira)
Sal e pimenta-do-reino moída
4 ovos em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de salsinha picada
Modo de Preparo
Em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo médio. Acrescente o pão e refogue, mexendo às vezes por 3 a 5 minutos até o pão dourar ligeiramente. Junte o alho e frite, mexendo constantemente com uma colher de pau, até o alho perfumar. Acrescente o tomate, a páprica, a folha de louro, o caldo de galinha e o vinho. Misture, tempere a gosto com sal e pimenta e deixe ferver. Abaixe o fogo e cozinhe, com a panela tampada, por 45 minutos. Retire a panela do fogo e descarte a folha de louro. Prove o tempero. Se necessário, retempere.
Separe claras e gemas dos ovos em vasilhas pequenas. Adicione um pouco da sopa quente às gemas; bata bem; junte as gemas batidas à sopa e misture com um batedor de mão, até ficar cremosa; acrescente as claras e misture vigorosamente. Volte a sopa ao fogo e deixe ferver por 1 minuto. Junte a salsinha picada e sirva.
Rendimento: 4 porções
Sugestão: Guarde a sopa na geladeira por quatro a cinco dias. Tome uma porção por dia.
Dica: Quebre os ovos um a um em uma tigelinha e adicione à sopa no final do cozimento. Deixe ferver até a clara ficar opaca e a gema macia. Sirva em sopeiras individuais. Escolha alho com dentes grandes de boa qualidade.