As lentilhas dão beleza aos pratos com suas cores variadas e são carregadas de proteinas e fibras. Esta sopa é preparada com a lentilha vermelha e temperada com uma dosagem equilibrada de condimentos secos, suco de limão, leite de coco e coentro fresco. Dada esta deliciosa e confundível mistura, no meu cardápio, ela é chamada de sopa hindu-bahiana.
sopa de lentilha

Sopa de lentilha                                                                                                       foto: Bia Flores

Ingredientes
2 colheres (sopa) de manteiga
2 dentes grandes de alho amassados
1 xícara de cebola picada
1 colher (chá) curry em pó
1 colher (chá) de cominho moído
½ colher (chá) de cúrcuma (turmeric)
½ colher (chá) de pimenta chilie em pó (chili powder)
5 a 6 tomates grandes maduros, sem sementes, picados grosseiramente
1 xícara ( 165 g) de lentilha vermelha, lavada e escorrida
1 colher (sopa) de suco de limão
2 ½ xícaras (650 ml) de caldo de galinha
1 xícara (250 ml) de leite de coco
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
1 a 2 ramos de coentro fresco

 

Modo de Preparo

Em um caldeirão ou panela grande, derreta a manteiga em fogo moderado e refogue a cebola e o alho, mexendo às vezes, por 2 a 3 minutos. Adicione o curry, o cominho, a cúrcuma, a pimenta chilie e refogue rapidamente. Adicione o tomate picado, a lentilha, o suco de limão e mexa até a lentilha ficar bem envolvida com os temperos. Acrescente o caldo de galinha, o leite de coco e deixe ferver. Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por 20 a 25 minutos, até as lentilhas ficarem macia e cozidas.

Tempere com o sal e a pimenta. Junte o coentro fresco, e prove o tempero. Se necessário, acrescente mais suco de limão.

Sirva em uma sopeira ou tigelas individuais.

Rendimento: 4 porções

Sugestão: Acrescente pequenas quantidades de água quente na panela, durante o cozimento, caso a lentilha absorva muito liquído.

Dica: Você pode usar leite de coco light e a manteiga pode ser substituida por azeite ou óleo de milho. A lentilha é facilmente encontrada nos supermercados com o nome de Red lentils e Lentejas Rojas. Ela cozinha rápido e pode ser substituida por lentilha amarela ou marrom, o tempo de cozimento poderá variar.