Essa sopa é uma versão fácil do Pozole, um prato típico da culinária mexicana, feito com milho (hominy), carne de porco e muita pimenta. Para esta receita, usei milho branco, próprio para canjica, lombinho de porco e uma pimenta chile, moderadamente picante, e óregano, para manter a originalidade. Vejam como é simples e saborosa!

Ingredientes

1 xícara (170 g) de milho para canjica
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
350 a 400 g de lombinho de porco, cortado em cubos pequenos
1 cebola grande picada
4 dentes de alho amassados
1 ½ colher (chá) de páprica
1 colher (chá) de cominho em pó
1 colher (chá) de óregano seco
4 tomates maduros, sem casca e sem sementes, picados graúdos
1 xícara (250 ml) de molho de tomate feito em casa ou comprado pronto
3 a 4 xícaras de caldo de frango ou água
1 colher (chá) de pimenta chile em flocos ou a gosto
1 pimenta chile seca, sem sementes (veja a dica), opcional
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo
Coloque o milho em uma tigela com água e deixe-o de molho por 8 a 12 horas. Escorra a água e e coloque-o em uma panela grande; adicione 1 litro de água. Leve ao fogo moderado por 45 minutos ou até o milho ficar macio. Retire do fogo e reserve.

Em uma panela grande, em fogo moderado, aqueça metade do azeite e refogue a carne, mexendo frequentemente, por 3 a 4 minutos ou até dourar ligeiramente. Transfira para uma tigela e deixe de lado.

 

Na mesma panela, aqueça o restante do azeite e refogue a cebola até ficar macia. Junte o alho, a páprica, o cominho e o óregano; refogue rapidamente. Adicione os tomates picados, o molho de tomate e cozinhe por 1 minuto. Acrescente metade do caldo de frango ou água (usei a água do cozimento do milho), os cubos de carne e deixe ferver.

Junte 4 a 5 conchas, do milho cozido (reserve o restante para outro uso) a pimenta em flocos e a pimenta chile, caso esteja usando. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por 20 minutos ou até a carne ficar macia. Caso o líquido comece a secar, acrescente pequenas quantidades de caldo de frango ou água. Prove o tempero. Se necessário, retempere. Desligue o fogo e deixe a sopa repousar alguns minutos antes de servir.

Sirva guarnecida com fatias de limão ou a gosto.
Rendimento: 4 a 6 porções
Sugestão: A sobra do milho cozido, junto com o líquido, pode ser congelada por até dois meses. A sopa pode ser mantida, coberta, na geladeira por até uma semana. Tradicionalmente o pozole é guarnecido com limão, abacate e/ ou vinagrete, e servido acompanhado de tortillas.
Dica: Hominy é o nome do milho branco cozido e enlatado. Ele é encontrado nos supermercados latinos e nas lojas especializadas em produtos mexicanos. Para usar a pimenta chile seca ((chile Pasila), afervente-a rapidamente, corte-a ao meio e retire as sementes. Pique-a grosseiramente e adicione à sopa.