Com poucos ingredientes e pouco tempo, você prepara esta sopa. Ela é extremamente saudável e deliciosa. O espinafre pode ser substituído por couve, acelga, ou grião.
Ingredientes
1 colher (sopa) de azeite de oliva ou óleo de canola
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
500 a 600 g de tomate fresco picado grosseiramente
4 a 5 colheres (sopa) de manjericão fresco cortado em tirinhas finas
2 a 3 xícaras de caldo de frango ou legumes (veja a dica)
1 xícara de espinafre fresco picado
Sal e pimenta-do-reino moída
Queijo parmesão ralado para servir
Modo de Preparo
Em uma panela média, em fogo moderado, aqueça o azeite, junte a cebola, o alho e refogue até começarem a dourar. Adicione o tomate picado, metade do manjericão e cozinhe por 5 a 7 minutos, até o tomate ficar macio (mexa, quebrando os pedaços de tomate com uma colher de pau). Desligue o fogo, destampe e deixe  amornar.  Bata no liquidificador até formar um purê. Leve de volta à panela e acrescente o caldo, aos poucos, até atingir a consistência desejada. Misture e deixe ferver rapidamente em fogo moderado. Abaixe o fogo e junte o espinafre e o manjericão restante; ferva por 1 minuto ou até o espinafre  murchar. Tempere a gosto com o sal e a pimenta.
Divida a sopa em tigelinhas. Por cima, espalhe o queijo ralado e sirva logo.
Rendimento: 4 a 6 porções
Sugestão: Para essa sopa, costumo usar tomates frescos. Se você optar por tomate enlatado, escolha uma marca de boa qualidade.
Dica: O tipo e a qualidade do tomate determinam a quantidade de caldo a ser utilizada.  Se o tomate for muito maduro e conter muito liquído, sobrará um pouco da medida indicada na receita.