Mulligatawny significa “água de pimenta” e é uma sopa típica da culinária indiana. No mundo das sopas, ela se destaca pela mistura simples, saborosa e perfumada dos ingredientes; caldo de frango ou carneiro, feito em casa (nem pense em comprá-lo pronto pois, com certeza, você não terá o mesmo prato), legumes, leite de coco, curry, cominho, louro, pimenta, coentro, amêndoas e (ou) o que a sua intuição ordenar. Depois de cozidos e batidos, eles são transformados num maravilhoso creme aveludado com sabor picante e aroma inconfundível.
sopa mulligatawny

sopa mulligatawny                                                                                        foto:Bia Flores                                                 

Ingredientes:
Para o caldo:
500 a 600 g de pedaços de frango com osso (uso coxa, sobre-coxa e metade do peito) limpos e sem pele
1 limão grande
Sal e pimenta-do-reino moída
2 a 3 colheres (sopa) de óleo
1 cebola grande picada
2 talos de salsão cortados em pedaços graúdos
3 dentes grandes de alho amassados
1 colher (sopa) de curry (caril) em pó
1 colher (chá) de cominho moído
6 a 8 xícaras de água (veja a sugestão)
2 folhas de louro
2 a 3 ramos de coentro fresco
Para a sopa:
1 xícara de cebola picada
2 tomates grandes picados
2 cenouras médias descascadas e picadas
3 batatas médias descascadas e picadas
200 a 250 ml de leite de coco
2 colheres (chá) de curry em pó
Pimenta em pó (uso pimenta caiena) ou molho de pimenta
Sal e pimenta-do-reino moída
Para guarnecer
1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola pequena picada
1 dente de alho amassado
Carne de frango desfiada (calcule 2 colheres (sopa) para cada porção)
1 colher (sopa) de limão
Amêndoas (opcional)

 

Modo de preparo

Coloque o frango em uma tigela grande. Esprema o limão sobre os pedaços e tempere-os a gosto com o sal e a pimenta. Deixe de lado por alguns minutos.

Enquanto isso, em um caldeirão ou panela grande, aqueça o óleo em fogo moderado e refogue a cebola e o salsão; junte o alho, o curry, o cominho, o frango e refogue, mexendo às vezes, até os pedaços de frango ficarem ligeiramente dourados. Adicione 2 xícaras de água e deixe ferver por 2 a 3 minutos; adicione mais 2 xícaras de água, as folhas de louro e os ramos de coentro. Quando voltar a ferver, tampe a panela, reduza a chama e cozinhe por 45 minutos ou até a carne ficar bem macia. Mexa de vez em quando. Remova a panela do fogo. Retire os pedaços de frango do caldo e deixe esfriar. Desose e desfie a carne bem fininha. Cubra e reserve.

Retorne os ossos à panela, acrescente o restante da água e leve ao fogo alto até ferver. Reduza a chama, tampe e deixe cozinhar lentamente por 30 minutos; retire do fogo. Coe numa peneira fina e volte à panela ao fogo com o caldo. Adicione a cebola picada, o tomate, a cenora e a batata; cozinhe, mexendo de vez em quando, até os legumes ficarem macios (não deixe desmacharem). Desligue o fogo e deixe amornar. Transfira para o liquidificador e adicione 4 a 5 colheres (sopa) da carne de frango desfiada; bata até ficar cremosa.

Volte a sopa à panela, leve ao fogo moderado e deixe ferver. Junte o leite de coco, o curry, a pimenta em pó ou molho de pimenta, o sal e a pimenta-do-reino moída a gosto. Abaixe o fogo e deixe ferver lentamente 2 a 3 minutos mexendo de vez em quando.

Enquanto isso, em uma frigideira aqueça a manteiga em fogo moderado e refogue a cebola e o alho ligeiramente. Junte a carne de frango desfiada e o suco de limão. Misture até a carne ficar bem aquecida. Se necessário, tempere com sal e pimenta.

Coloque a sopa em uma sopeira ou em tigelas individuais. Disponha no centro pedacinhos do frango desfiado. Cubra com amêndoas em lâminas ou picadas grosseiramente, caso esteja usando. Enfeite com folhas de coentro e sirva logo.

Rendimento: 4 a 6 porções

Sugestão: A quantidade de água para a sopa poderá variar de acordo o tamanho dos legumes (você poderá não precisar usar toda a água indicada na receita ou, ao contrário, poderá precisar usar mais um pouquinho). Uso uma xícara de 250 ml como medida.

Dica: Você pode usar leite de coco light e substituír a manteiga por azeite ou óleo de milho. Guarde as sobras da carne de frango desfiada para outro uso.

Curiosidade de pesquisa: O Mulligatawny é uma sopa que nasceu na Índia sob a forma de um simples caldo de hortaliças temperado com um mistura picante de caril. Os ingleses que se encontravam em terras indianas adptaram essa sopa e transformaram-na numa sopa de carneiro com legumes. Como nem todos apreciam o gosto do carneiro, surgiu o mulligatawny com frango, que se tornou muito apreciada não só em Inglaterra, como na longínqua Austrália.