Estas tâmaras recheadas são delicadas, simples de preparar e absolutamente deliciosas. Servidas como aperitivo ou sobremesa, são um luxo só!!

Ingredientes

1 xícara de pistache sem casca ou de castanha de caju torrada
4 colheres (sopa) de suco de laranja
1 colher (chá) de casca de laranja ralada (reserve um pouco para decorar)
1 pitada de sal marinho
3 a 4 colheres (sopa) de queijo gorgonzola esfarelado
20 tâmaras
Grãos de pimenta rosa, preferencialmente moídos na hora (opcional)
Modo de Preparo
No processador ou liquidificador, coloque a pistache ou castanha, o suco e a casca de laranja e o sal. Bata, ligando e desligando o aparelho, até formar uma pasta grossa, mas não lisa. Retire a mistura do aparelho e acrescente o queijo. Deixe de lado.
Preaqueça o forno a 325°F (160°C). Reserve uma assadeira média. Com a ajuda de uma faca de ponta fina, cuidadosamente, faça um corte em cada tâmara no sentido do comprimento, sem deixar separar as metades; remova o caroço.
Recheie cada tâmara com uma pequena porção (1 ½ colher (chá) aproximadamente) da mistura de pistache. Aperte delicadamente a tâmara, para que o recheio fique vísivel. Polvilhe a gosto com a pimenta moída, caso esteja usando.
Distribua as tâmaras recheadas, na assadeira reservada, em uma só camada. Leve ao forno por 7 a 10 minutos até aquecer. Decore com a casca de laranja ralada e sirva logo.
Rendimento: 20 porções
Sugestão: As tâmaras podem ser recheadas, guardadas e cobertas, na geladeira por até 2 dias. Retire-as da geladeira 30 minutos antes de levá-las ao forno. O queijo gorgonzola pode ser substituído por queijo azul ‘Blue cheese” ou outro queijo de sabor forte.
Dica: Para facilitar seu trabalho, compre tâmaras, “Pitted Dates (Sun Dates) grown in California, produce of USA”. Elas já tem um pequeno corte, por onde a semente foi extraída.