A torta certa para os amantes das cebolas!
 
Ingredientes
Massa:
1 ½  xícara (210 g) de farinha de trigo
100 g de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (chá) de sal
3 a 4 colheres (sopa) de água gelada
Recheio:
2 colheres (chá) de óleo
4 colheres (sopa) de manteiga
3 cebolas grandes, cortadas em fatias finas
2 dentes de alho amassados
½ colher (chá) de orégano seco
1 pitada de noz-moscada ralada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
3 batatas médias, com ou sem casca, cortadas em rodelas
Sal e pimenta-do-reino
2 colheres (sopa) de salsinha picada
2 ½ xícaras de queijo cheddar ou mussarela, ralado grosso
Para pincelar:
1 gema misturada com 1 colher (chá) de leite
 Modo de preparo
Massa: Em uma tigela grande, coloque ¼ de xícara de farinha, a manteiga, o sal e 3 colheres (sopa) de água gelada. Bata bem com uma colher de pau. Junte, aos poucos, o restante da farinha e misture com as mãos. Se necessário, adicione, pouco a pouco, mais 1 colher (sopa) de água gelada. Forme uma bola com a massa, embrulhe em filme-plástico e leve à geladeira até você preparar o recheio.
Recheio: Em uma frigideira grande, aqueça metade do óleo e derreta a metade da manteiga. Junte a cebola e cozinhe em fogo moderado, mexendo ocasionalmente, até ficar levemente dourada. Acrescente o alho e cozinhe por 1 minuto; tempere com o orégano, a noz-moscada, o sal e a pimenta-do-reino. Retire do fogo e deixe de lado. Na mesma frigideira aqueça o restante do óleo e da manteiga. Arrume as rodelas de batatas e frite até ficarem levemente macias virando-as de vez em quando. Tempere com o sal e a pimenta a gosto. Retire do fogo e deixe esfriar.
Preaqueça o forno a 350°F (180°C). Unte levemente e polvilhe uma forma de fundo removível de 25 cm de diâmetro.
Montagem-massa: Retire a massa da geladeira; corte ⅓ dela, embrulhe-a e torne a colocar na geladeira. Sobre superfície lisa e enfarinhada abra a massa em um círculo e  forre o fundo e os lados da forma preparada, fazendo com que ele ultrapasse as bordas da forma.  Por cima espalhe a metade do queijo. Cubra com a metade da cebola e da batata; espalhe metade da salsinha picada. Repita as camadas. Abra o restante da massa em um círculo maior que a forma e cubra o recheio. Com a ponta dos dedos, feche bem as bordas. Pincele com a gema misturada com o leite. Leve para assar por 45 minutos ou até dourar. Sirva quente ou em temperatura ambiente.
Rendimento: 6 a 8 porções
Sugestão: As batadas podem se substituídas por ervilhas aferventadas e temperadas ao gosto.
Dica: Depois de completamente fria, embrulhe a torta em filme plástico e leve à geladeira por até 5 dias.