Trofie é um tipo de massa curta feita com farinha e água sem a adição de ovos. Pode ser preparada em casa ou comprada pronta. Ela combina perfeitamente com o pesto, popular molho italiano feito com manjericão fresco, pinoli, queijo e azeite de oliva. Mas, para esta receita, acrescentei folhas de agrião e uma pequena quantidade de manteiga, deixando-o com uma cremosidade especial. Buono apetito!
Pasta trofie com pesto de agrião

Pasta trofie com pesto de agrião                                                                                     foto:Bia Flores

Ingredientes
1½ xícara de folhas frescas de manjericão
1 xícara de folhas frescas de agrião
2 dentes de alho cortados em fatias
¼ de xícara de pinoli
¼ de xícara de azeite de oliva
4 colheres (sopa) de manteiga
⅓ de xícara de queijo pecorino ou parmesão ralado
Pimenta preta preferencialmente moída no momento, a gosto
3 litros de água
1 colher (sopa) de sal
500 g de trofie ou outro tipo de massa curta

 

Modo de Preparo
Coloque o pinoli em uma frigideira pequena, leve ao fogo moderado e deixe tostar até ficar levemente dourado. Transfira para outra vasilha e deixe esfriar.
pinoli torrado

pinoli torrado                                                                                                foto:Bia Flores

 

Lave as folhas de manjericão e agrião sob água corrente e fria. Deixe escorrer e seque com papel toalha. Em seguida, coloque-as no processador junto com o alho, o pinoli e pulse até as folhas ficarem bem picadas. Acrescente o azeite, a manteiga, o queijo, a pimenta e processe rapidamente, sem deixar que fique pastoso. Reserve.

 

Em um caldeirão com a água fervente temperada com o sal, cozinhe a massa trofie até ficar al dente. Retire ½ xícara da água do cozimento e reserve. Escorra a massa e retorne-a para o caldeirão. Imediatamente acrescente o pesto e, aos poucos, a água do cozimento até atingir a consistência desejada. Se necessário tempere com sal.

 

Divida a massa em 4 tigelas individuais e sirva logo.

 

Rendimento:  4 porções

 

 
Sugestão: O agrião pode ser substituido por rúcula ou espinafre. O pinoli pode ser substituído por nozes levemente tostadas e quebradas grosseiramente.

 

Dica: O pesto pode ser preparado no liquidificador e alternativamente em um pilão.
pesto de manjericão e agrião

pesto de manjericão e agrião                                                                        foto:Bia Flores

Prepare-o com antecedência, coloque numa vasilha, tampe e guarde na geladeira por um a dois dias ou no congelador por até 3 meses.

A massa trofie faz um bom casamento com os molhos de tomate em pedaços ou com carne. Prove-a também em saladas.

massa trofie

massa trofie                                                                                                       foto:Bia Flores