Qualquer variedade de batata doce é ideal para assar por causa dos açúcares naturais. Estas são especialmente carameladas com melaço-de-cana e devem ser servidas no momento em que saem do forno, quando ainda estão crocantes e atraentes.

Ingredientes

600 g de batata doce

3 colheres (sopa) de óleo canola

3 colheres (sopa) de melaço-de-cana

1 colher (chá) de pimenta chilie

½ colher (chá) de sal marinho

¼ de pimenta-do-reino moída a gosto

Tomilho fresco picado

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 400°F (200°C). Reserve uma assadeira grande. Descasque a batata e corte em rodelas de 1 cm de grossura, aproximadamente. Se a batata for muito grossa, corte cada fatia ao meio, formando uma meia-lua. Coloque-as em uma tigela grande e deixe de lado.

Em uma tigela pequena, junte o óleo e o melaço-de-cana, misture bem com um garfo e despeje sobre a batata; misture até as rodelas ficarem bem envolvidas no óleo e no melaço. Tempere com a pimenta chilie, o sal marinho e a pimenta-do-reino, preferencialmente moída na hora; misture mais um pouco e transfira-as para a assadeira reservada, espalhando-as para formar uma só camada.

Leve para assar por 15 a 17 minutos. Retire do forno, vire as fatias de lado e continue assando por mais 15 minutos ou até a batata ficar cozida, mas ainda crocante. Retire do forno, transfira para uma travessa, salpique com tomilho e sirva logo.

Sugestão: O melaço-de-cana pode ser substituído por 2 a 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo. A pimenta chilie pode ser substituída por cominho, e o tomilho  fresco por tomilho seco ou salsinha picada.

Dica: Lave a batata sob água corrente (esfregue bem com uma escova para retirar a impureza). Em seguida, corte-a em palitos grossos sem descascar. Depois de assada a  batata-doce pode ser usada também em salada de folha, sopa e risoto!