Costumo chamar estes biscoitinhos Baci di Dama (Beijo de Dama em italiano) de biscoito Casadinho refinado. São delicados, românticos, e o sabor da combinação de avelã com chocolate é pura magia da culinária. Absolutamente deliciosos!

Ingredientes

150 g de nozes avelã tostadas

1 xícara (150 g) de farinha de trigo

100 g de açúcar refinado (veja a dica)

1 pitada de sal

100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1 ovo pequeno

Recheio

50 a 60 g de chocolate meio amargo derretido e frio

Modo de Preparo

Coloque as avelãs tostadas no processador e processe-as, ligando e desligando o aparelho, até formar uma farinha levemente granulosa.  

Em uma tigela grande, coloque a avelã triturada, a farinha de trigo, o fermento e o sal; faça uma depressão no centro e acrescente a manteiga. Deixe de lado.

Em um prato fundo, bata com um garfo a clara com um pouco de água – 1 colher (chá) – até espumar e aumentar um pouco de volume; junte a gema e continue batendo até ficar bem desmanchada; adicione-a, aos poucos, sobre a manteiga na tigela, e, vá misturando e amassando até se formar uma massa macia e maleável (a textura irá depender do tipo da farinha que estiver usando, se a massa ficar dura, amoleça-a com  um pouco de manteiga. Deixe a massa descansar em temperatura ambiente por 15 a 20 minutos (ou na geladeira por até 2 dias). Enquanto isso, preaqueça o forno a 350°F (180°C ). Forre com papel impermeável 2 assadeiras grandes.  

Em uma superfície levemente enfarinhada, enrole porções da massa em cordões da espessura equivalente a um dedo. Corte os cordões em pedaços de 1,5 cm aproximadamente e modele-os em bolinhas. Distribua-as nas assadeiras preparadas (deixe um espaço de 1 cm entre elas). Leve para assar por 12 – 15 minutos ou até as bordas ficarem levemente douradas. Retire do forno e deixe-as na assadeira por 5 minutos. Elas saem do forno ainda moles; ao esfriar, ficam crocantes.

Recheio: quando os biscoitos estiverem completamente frios, vire-os pela parte que ficou em contato com a assadeira, e espalhe sobre eles ½ colher (chá) de chocolate derretido; cubra-os com a outra parte dos biscoitos e pressione levemente. Deixe-os em uma grade ou vasilha aberta até o chocolate ficar firme. Guarde-os em vasilha hermeticamente fechadas por até 3 semanas.

Rendimento: 130 a 135 unidades

Sugestão: As nozes avelãs tostadas podem ser usadas com cascas ou descascadas. O chocolate pode ser substituído por Nutella.

Dica: Caso não tenha açúcar refinado, bata açúcar granulado no liquidificador ou processador até atingir a textura desejada.