Esse biscoito é leve, crocante, não muito doce e deliciosamente fácil de fazer. Ele é feito com a mesma massa comum dos biscoitos e, também, do biscotti. A grande diferença está na praticidade e rapidez do preparo. Depois da massa pronta, em vez de se modelá-la em pequenos biscoitos ou biscotti, ela é aberta na própria assadeira, coberta com amêndoas, assada inteira e, em seguida, quebrada em pedaços. Perfeita com chá ou café!

 Ingredientes

¾ de xícara (105 g) de farinha de trigo

¾ de xícara (75 g) de fubá de milho fino

1 colher (chá) de sementes de anis

¼ de colher (chá) de fermento em pó

1 pitada de sal

50 g de manteiga em temperatura ambiente

½ xícara (100 g) de açúcar granulado

1 ovo grande em temperatura ambiente

2 colheres (chá) de casca ralada de limão

 Cobertura

1 clara levemente batida

2 a 3 colheres (sopa) de lâminas de amêndoas

1 colher (sopa) açúcar granulado

 Modo de preparo

 Preaqueça o forno a 350°F (180°C). Forre com papel impermeável uma assadeira grande. Em uma tigela média, misture bem a farinha, o fubá, a semente de anis, o fermento, o sal e reserve. Na tigela da batedeira, bata em velocidade média a manteiga junto com o açúcar até obter uma mistura lisa e fofa, por cerca de dois minutos. Adicione o ovo, a casca de limão e bata por mais 1 minuto. Aos poucos, acrescente os ingredientes secos reservados, batendo no início com a batedeira em velocidade baixa e depois misturando com uma espátula ou colher de pau.

Transfira a massa para a assadeira preparada e, usando a ponta dos dedos ou um rolo, abra toda a massa (o formato você escolhe) pressionando-a levemente até atingir 0,5 cm de espessura. Pincele a superfície com a clara. Por cima, espalhe as lâminas de amêndoas e o açúcar granulado. Asse por 22-25 minutos ou até que as beiradas estejam ligeiramente coradas. Retire do forno e deixe esfriar em uma grade. Sirva em pedaços.

Rendimento: 4 a 6 porções.

Sugestão: Abra a massa no formato desejado sem aparar as pontas. Você pode cortar a massa em retângulos, com um cortador de biscoitos ou de pizza, espalhar a cobertura e levar para assar.

Dica: Depois de completamente frios, os biscoitos em pedaços podem ser guardados em vasilhas bem fechadas, em temperatura ambiente, por até duas semanas.