Guloseima da culinária indiana. Esses biscoitos de castanha de caju com cardamomo são aromáticos,e derretem na boca. Prepare-os e, se você conseguir, deixe para consumi-los 24 horas depois de prontos. Assim, o cardamomo e os outros ingredientes, terão tempo de se casar, desenvolver o sabor e ficar com um gosto ainda melhor.

Ingredientes

1 ½ xícara (210 g) de farinha de trigo peneirada

½ xícara (60 g) de castanha de caju triturada fina

⅓ de xícara (75 g) de açúcar peneirado

1 colher (chá) de fermento em pó

1 pitada de sal

1 colher (chá) de cardamomo em pó (coloque menos se não conhece o sabor) veja a dica

100 g de manteiga em temperatura ambiente

2 a 3 colheres (sopa) de leite

2 a 3 colheres (sopa) de castanha triturada grosseiramente para decorar

Modo de Preparo

Em uma tigela grande, coloque a farinha de trigo, a castanha de caju, o açúcar, o fermento, o sal, o cardamomo e misture bem. Faça uma depressão no centro, acrescente a manteiga e misture até os ingredientes se juntarem. Aos poucos, vá adicionando o leite e amassando até obter uma massa maleável (você poderá não precisar usar todo o leite ou, ao contrário, precisará usar mais um pouquinho). Deixe a massa descansar em temperatura ambiente por 15-20 minutos (ou na geladeira por até 3 dias).  Enquanto isso, preaqueça o forno a 350°C (180°F).  Forre com papel impermeável duas assadeiras grandes.

Com a massa, modele bolinhas de 2,0 cm aproximadamente e achate-as levemente com a palma da mão; cubra a superfície de cada com a castanha triturada. Distribua-as nas assadeiras (deixe um espaço de 1,0 cm entre elas). Leve para assar por 12 a 15 minutos, até dourar ligeiramente a parte de baixo (os biscoitos não ficam dourados na superfície).

 

Retire do forno e deixe-os na assadeira por 2 a 3 minutos. Eles saem do forno ainda moles; ao esfriar, ficam crocantes. Transfira para uma grade ou vasilha aberta e deixe esfriarem completamente. Sirva logo ou guarde em vasilhas bem fechadas por até 3 semanas.

 

Rendimento: 2 a 2 ½ dúzias

Sugestão: Os biscoitos podem ser assados em assadeira sem untar, apenas polvilhada levemente com farinha de trigo. O uso do papel impermeável é preferencial. Ao saírem do forno, os biscoitos vão estar moles e com aparência de crus, mas se tornarão crocantes assim que esfriarem.

Dica: A castanha de caju triturada pode ser substituída por farinha de castanha. O cardamomo em pó pode ser substituído por sementes de cardamomo quebradas ou moídas. Elas podem ser peneiradas junto com acúcar.