Esses biscoitos de especiarias são um deleite tradicional no Natal na Moravian, uma região que hoje faz parte da República Tcheca. Esta é uma receita do livro Cookies de Williams – Sonoma que já experimentei várias vezes. Os biscoitos sempre saem muito bons. Embora, não tenha conseguido, ainda, deixá-los com a espessura fina, igual a papel, como são descritos. Os biscoitos são crocantes, têm o mesmo sabor do gingerbread e também são feitos para celebrar!

Ingredientes:

2 ½ xícaras (390 g) de farinha de trigo

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

½ colher (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de canela em pó

1 colher (chá) de gengibre em pó

1 ¼ de colher (chá) de allspices (veja a dica)

2 colheres (chá) de açúcar granulado misturado com ¼ de colher (chá) de canela em pó (opcional)

½ xícara (125 g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

½ xícara (105 g) de açúcar mascavo escuro

⅔ de xícara (230 g) de melaço de cana

Modo de preparo

Em uma tigela média, peneire a farinha, o bicarbonato, o fermento, a canela, o gengibre e o allspices; misture-os e deixe de lado.

Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga em velocidade alta, até ficar cremosa; acrescente o açúcar e bata até se formar um creme claro e fofo. Reduza a velocidade e, aos poucos, acrescente o melaço de cana. Bata até misturar, limpando os lados da tigela com uma espátula. Junte, aos poucos, os ingredientes secos peneirados, misturando no início com a batedeira em velocidade baixa, ou com uma colher de pau, até formar uma massa uniforme (essa é uma massa mole e delicada, não deve ser sovada ou amassada). Divida-a em 6 porções iguais e embrulhe cada uma em filme plástico. Leve-as para gelar por 2 horas ou até 3 dias.

Preaqueça o forno a 350°F (180°C). Unte levemente 2 a 3 assadeiras grandes ou as forre com papel impermeável.

Retire a massa da geladeira, uma de cada vez, e abra-a com um rolo em uma superfície levemente polvilhada com farinha de trigo, até atingir uma espessura fina, de 3mm aproximadamente. Com um cortador, corte as figuras desejadas. Distribua-as na assadeira preparada, deixando um espaço de 2,5 cm entre elas. Repita o processo com o restante da massa. Leve para assar por 6 – 8 minutos ou até as bordas ficarem levemente coradas. Retire do forno e deixe na assadeira por 5 minutos.

Transfira os biscoitos para uma grade e deixe-os esfriar completamente. Decore-os com a mistura de açúcar com canela, caso esteja usando.

Rendimento: 6 dúzias.

Sugestão: A massa para esses biscoitos é delicada e muito fácil de manusear, o segredo é abri-la bem gelada e em pequenas porções. Por isso, recomenda-se levar a massa à geladeira dividida em vários pedaços. Use as especiarias de sua preferência. A massa também pode ser aberta entre dois pedaços de filme plástico ou papel impermeável. Em meu forno, com a grade na parte do meio, os biscoitos ficaram assados em 9 minutos.

Dica:  A cor da massa pode variar de acordo com o tipo do melaço de cana e do açúcar. Os biscoitos também podem ser preparados com o çúcar mascavo claro (light).