Os melhores biscoitos de nozes com geleia do universo. Os Linzer estão em minha lista dos bons biscoitinhos natalinos que costumo fazer pelo menos a cada três a quatro vezes no ano, e meu marido me agradece cada vez que pega um (alguns) para degustar. Aqui registro esta receita – ela vem na embalagem dos cortadores próprios para os Linzer. Os biscoitos se diferem em tamanho e formato, mas a base é uma só; manteiga, ovo, açúcar, farinha de trigo e nozes.  São clássicos, finos e deliciosos!

Ingredientes:

 2 ¼ xícara (315 g) de farinha de trigo

⅔ de xicara (50 g) de farinha de amêndoas (veja a dica)

¼ colher (chá) de canela em pó

¼ colher (chá) de sal

2 tabletes (113 g cada) de manteiga em temperatura ambiente

⅔ de xícara (140 g) de açúcar granulado

1 ovo em temperatura ambiente

½ colher (chá) de extrato de baunilha (ou ¼ colher (chá) extrato de amêndoa)

½ xícara de geleia de frutas ou o necessário

Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo

Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga com o açúcar até formar um creme claro e fofo. Acrescente o ovo e a baunilha e bata mais um pouco. Adicione a farinha e bata com a batedeira em velocidade baixa, ou com uma colher de pau, somente até os ingredientes se juntarem. Você deverá obter uma massa macia. Divida-a em duas partes iguais; modele cada parte em um disco. Embrulhe-os em filme plástico. Leve-os para gelar por 2 horas ou até a massa ficar firme. Preaqueca o forno a 350°F (180°F). Forre com papel impermeável 2 a 3 assadeiras grandes. Retire a massa da geladeira, uma de cada vez, e abra-a em uma superfície levemente polvilhada com farinha de trigo, até atingir 0,5 cm de espessura.

Corte uma metade da massa com um cortador de furo central, no formato de sua escolha (essa será a tampa do biscoito). Repita o processo, com a outra metade da massa, usando o cortador sem o furo no centro, para fazer a base do biscoito. Junte as sobras da massa, enrole em filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 20 minutos. Reabra e corte-a em quantos biscoitos forem possíveis.

Distribua os biscoitos nas assadeiras preparadas, deixando um espaço de 1 a 2 cm entre eles. Leve para assar por 12 minutos ou até ficarem levemente corados nas beiradas. Retire do forno, deixe amornar por 2 a 5 minutos. Remova da assadeira e deixe-os esfriarem completamente.

Montagem: vire os biscoitos lisos, pela parte que ficou em contato com a assadeira, e espalhe sobre eles 1 colher (chá) de geleia, formando uma camada fina. Deixe-os de lado. Peneire o açúcar de confeiteiro sobre os biscoitos com furo central e, cuidadosamente, junte-os aos biscoitos com geleia. Pressione-os levemente e forme os sanduíches.

Rendimentos: 20 a 22 unidades

Sugestão: A quantidade de farinha desta receita é um pouco mais da quantidade recomendada na receita original. Ela pode variar de acordo com a qualidade da manteiga e umidade da farinha de nozes, e também da temperatura ambiente. Portanto, você poderá não precisar usar toda a farinha ou, ao contrário, poderá precisar usar um pouquinho mais. Use geleia de sua preferência. Já preparei esses cookies com goiabada diluída com cointreau, e o resultado também foi muito bom.

Dica: Os Linzer cookies são feitos com farinha de amêndoa ou com farinha de avelã, que podem ser compradas prontas ou preparadas em casa. Particularmente, para o preparo desses biscoitos, prefiro a textura fina da farinha comprada pronta, por deixar a massa mais delicada e mais fácil de abrir.