Não sei sobre vocês, mas eu tenho uma grande paixão pelos biscoitos com especiarias e melaço de cana, que são feitos especialmente para celebrar as festas natalinas. Eles me encantam, e confesso que os preparo algumas – várias – vezes durante o ano. Esta receita de Pfeffernusse (veja nota abaixo), do livro Martha Stewart‘s Cookie Perfection, é a minha favorita. É fácil, e os biscoitos ficam lindos. Depois de assados, eles são banhados em um glacê e decorados com pimenta rosa. Impossível de se resistir à tentação de mordiscar um pfeffernusse com um cafezinho ou, por que não, com um cappuccino – como sugere Mrs Stewart, em um dos episódios de Martha Bakes.
Ingredientes:
Para os biscoitos
2 ⅓ de xícara (330 g) de farinha de trigo
¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
¾ colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de allspice moído
¼ colher (chá) de cravo moído
1 colher (chá) de noz moscada ralada
¼ colher (chá) de pimenta-do-reino moída
½ xícara (125 g) de manteiga em temperatura ambiente
¾ de xícara (150 g) de açúcar mascavo claro
¼ de xícara (60 g) de melaço de cana
1 ovo grande em temperatura ambiente
½ colher (chá) de extrato de baunilha.
Para a cobertura – glacê (opcional)
3 ½ xícara de açúcar de confeiteiro
⅓ de xícara de leite, ou mais se necessário
¼ de Kirsch ou outro licor com sabor de cherry (cereja) veja a dica
Pimenta rosa para decorar.
Modo de preparo
Forre com papel impermeável 2 a 3 assadeiras grandes. Preaqueça o forno a 350°F (180°C). Em uma tigela média, misture juntos a farinha, o bicarbonato e as especiarias; reserve. Na tigela grande da batedeira, coloque a manteiga, o açúcar, o melaço e bata em velocidade média por 3 minutos ou até obter uma mistura fofa. Adicione o ovo e a baunilha e bata até ficar uma mistura esbranquiçada. Gradualmente, junte à farinha reservada, batendo com a batedeira em velocidade baixa somente até os ingredientes se juntarem. Modele pequenas bolinhas com a massa (fiz biscoitos de 2,5 cm aproximadamente). Espalhe-as nas assadeiras, deixando um espaço de 1,0 cm entre elas.
Leve para assar por 15 minutos (na metade desse tempo, gire a assadeira no forno) e continue assando até os biscoitos racharem levemente na superfície. Retire do forno, remova os biscoitos da assadeira e deixe-os esfriarem completamente.
Cobertura: Em uma tigela média, misture o açúcar com o leite, aos pouco, e o licor – caso esteja usando – até atingir a consistência desejada. Com um garfo próprio, banhe cada biscoito na mistura, se desejar, decore com pimenta rosa. Coloque-os para secar em uma grade ou assadeira forrada com papel impermeável.
Rendimento: 60 unidades
Sugestão: A massa pode ser guardada na geladeira por até 3 ou 4 dias. Você pode guardar os biscoitos não banhados com glacê em vasilhas bem fechadas por 20 a 30 dias. Os biscoitos glaçados podem ser guardados em camadas intercaladas com papel impermeável por até 15 dias.
Dica: O Kirsch pode ser substituído por licor de anis ou outro licor de cor clara, ou ainda usar somente leite até atingir a consistência desejada.
Nota: Na Alemanha, pfeffernusse são biscoitos tradicionalmente feitos durante a época de Natal. O nome significa pimenta de nozes em alemão, dinamarquês e holandês, descrevendo o seu sabor picante e o fato de que algumas receitas de lá exigem nozes ou amêndoas.