Uma fabulosa experiência para qualquer um que adora a arte da Culinária. Preparar essas bolachinhas em formato de guirlandas e decorá-las com glacê, flores coloridas e açucaradas traz mais alegria do que se pode imaginar. Fui seduzida por elas assim que as encontrei no livro Martha Stewart’s Cookies Perfection. Não hesitei nenhum minuto em colocar a mão na massa, que, aliás, é a mesma dos biscoitos amanteigados – muito simples e muito fácil de trabalhar. Depois de assadas e frias, as bolachinhas podem ser conservadas, em vasilhas bem fechadas e em temperatura ambiente, por até três semanas. A decoração deve ser feita um a dois dias antes de serem consumidas.

Ingredientes:

Massa

2 ½ xícaras de farinha de trigo

¼ colher (chá) de sal

¼ colher (chá) de fermento em pó

½ xícara (125 g) de manteiga em temperatura ambiente;

¾ de xícara (185 g) de açúcar

½ colher (chá) de extrato de baunilha

1 ovo grande em temperatura ambiente

Casca ralada fina de uma laranja (cerca) de 1 colher (sopa);

2 colheres (sopa) de brandy.

Glacê

1 clara (de 1 ovo grande)

2 xícaras de açúcar de confeiteiro peneirado

1 a 2 colheres (chá) de suco de limão

Modo de Preparo

Massa: Em uma tigela média, misture a farinha, o sal e o fermento; reserve.

Na tigela grande da batedeira, bata em velocidade média a manteiga, o açúcar e a baunilha, até formar um creme fofo e claro, por cerca de 3 minutos. Acrescente o ovo, a casca de laranja e brandy e bata até o ovo ficar bem desmanchado. Junte, aos poucos, os ingredientes secos reservados. Bata somente até os ingredientes se juntarem e formar uma massa uniforme. Divida a massa em duas partes iguais; embrulhe cada uma em filme plástico e achate feito um disco. Leve-as para gelar por 45 minutos ou até 24 horas.

Preaqueca o forno à 350°F (180C°). Forre com papel impermeável 2 a 4 assadeiras grandes. Retire a massa da geladeira, uma de cada vez, e abra-a com um rolo em uma superfície levemente polvilhada com farinha de trigo até atingir 0,5 cm de espessura. Com um cortador apropriado, corte-a em círculo de 6 a 8 cm (você pode usar a boca de uma taça); distribua-os nas assadeiras preparadas deixando um espaço de 1 cm entre eles. Asse por 13 – 15 minutos ou até as bordas ficarem levemente douradas. Retire do forno e deixe as bolachinhas na assadeira por 5 minutos. Transfira para uma grade e deixe esfriar completamente. Repita o processo com o restante da massa.

Glacê: Em uma tigela média, junte a clara, o açúcar e misture bem. Aos pouquinhos, acrescente o suco de limão até atingir a consistência desejada. Espalhe sobre a superfície dos biscoitos,   e deixe escorrer. Decore-os a gosto (veja a sugestão).

Rendimento: 20 a 22  unidades

Sugestão: Para decorar, use flores comestíveis, folhinhas frescas de hortelã, manjericão, alecrim e tomilho frescos, flores secas de Cunhã, próprias para chás (veja a dica), gengibre e cascas de laranja e limão cristalizados, frutas secas, pedacinhos de pistaches etc. O resto é deixar a sua intuição e criatividade serem o seu guia.

Dica: Para decorar as guirlandas com flores açucaradas: em uma tigelinha, misture bem a clara de um 1 ovo com 1 colher (sopa) de água. Pincele essa mistura nas flores ou folhas escolhidas. Passe-as no açúcar granulado e deixe-as secar por 8 a 10 horas.