Esse bolo tem textura macia, delicada e, ao mesmo tempo, crocante. Ele é simples e perfeito para aquele lanchinho da tarde. A cobertura é opcional, mas eu amo porque ela adiciona mais sabor de rum e coco ao bolo – combinação que não resisto.

Ingredientes

2 xícaras (280 g) de farinha de trigo

¾ de xícara (70 g) de coco seco ralado

2 colheres (chá) de fermento em pó

½ colher (chá) de bicarbonato de sódio

½ colher (chá) de sal

1 colher (chá) de casca de limão ralada fina

½ xícara (125 g) de manteiga em temperatura ambiente

¾ de xícara (150 g) de açúcar

2 ovos grandes em temperatura ambiente

⅔ de xícara (150 ml) de leite misturado com uma colher (sopa) de suco de limão

Cobertura – Glacê (opcional)

½ xicara (65 g) de açúcar de confeiteiro misturado com 1 colher (sopa) de rum, suco de limão ou leite de coco.

Coco seco ralado para decorar (usei coco ralado grosso)

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 350°F (160°C). Unte e polvilhe uma forma de pão de forma de 11,5 x 28,5 cm. Em uma tigela grande, coloque a farinha, o coco – reserve 2 a 3 colheres (sopa) para usar na cobertura –, o fermento, o bicarbonato, o sal e a casca de limão; misture bem e deixe de lado.

Em outra tigela, bata a manteiga com o açúcar até ficar uma mistura clara e fofa. Acrescente os ovos, um a um, batendo bem depois de cada adição. Acrescente a mistura de farinha e coco em três adições, alternando com a mistura de leite com limão – começando e terminando com a farinha. Misture essa parte com a batedeira em velocidade baixa ou com uma espátula somente até os ingredientes serem incorporados.

Coloque na forma preparada e alise a superfície com uma espátula. Asse por 45 minutos ou até que, enfiando um palito no centro, ele saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos. Desenforme e deixe esfriar completamente.

Decore a superfície do bolo com o glacê. Espalhe por cima o coco ralado. Deixe secar e sirva inteiro ou em fatias.

Rendimento: 8 a 10 porções

Sugestão: Use coco seco desidratado, sem açúcar, preferencialmente orgânico.

Dica: Para realçar o sabor, depois de totalmente frio, embrulhe o bolo em filme plástico e guarde-o em lugar seco e arejado. No dia de servir, faça a cobertura e decore.