Quando recebi essa receita das mãos de minha amiga querida Marylyn Anderson, quis logo experimentar. No momento, eu não tinha comigo o apple brandy, e Marylyn então sugeriu que usasse um outro tipo de conhaque que tivesse em casa. O bolo ficou bom e foi-se embora logo em grandes pedaços. Poucos dias depois, já com o apple brandy (calvados) comprado e com a curiosidade de quem gosta de explorar o mundo culinário, fiz meu segundo experimento. Obtive um bolo muito bom, muito mais aromático, e que foi todo devorado em um prazeroso chá da tarde com Marylyn, meu cunhado Mark, minha irmã Jania e meu marido Ken – Memorável!

 Ingredientes: Para o topping

⅓ de xícara (70 g) de açúcar

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 colher (chá) de casca ralada de limão

2 colheres (sopa) de manteiga derretida

Para as maçãs

2 colheres (sopa) de manteiga de boa qualidade

3 maçãs médias vermelhas ou verdes sem cascas e sem miolo, cortadas em cubinhos ou picadas grosseiramente

2 colheres (sopa) de calvados (brandy de maçã – Apple brandy) veja a dica

2 colheres (sopa) de açúcar

1 colher (sopa) de canela em pó

Para o bolo

1 xícara (200 g) de açúcar

½ xícara (125 ml) de óleo

3 ovos grandes em temperatura ambiente

⅔ de xícara (150 ml) de iogurte natural

2 xícaras (280 g) de farinha de trigo

1 ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio

½ colher (chá) de sal.

Modo de Preparo

Topping/cobertura: Em uma tigelinha, misture bem o açúcar, a farinha e a casca de limão. Junte a manteiga derretida e misture com um garfo ou com a ponta dos dedos até formar uma farofa granulosa. Leve à geladeira até o momento de usar.

Maçã: Em uma frigideira grande, derreta a manteiga sobre fogo moderado. Refogue a maçã, mexendo ocasionalmente, até corar, por 5 a 7 minutos; adicione o brandy, o açúcar e a canela. Misture, retire do fogo e deixe de lado.

Bolo:  Preaqueça o forno a 350°F (180°C). Unte uma forma alta de 22 cm de diâmetro. Forre-a com papel impermeável e depois unte bem o papel. Polvilhe com farinha de trigo e sacuda para retirar o excesso.  Em uma tigela média, misture a farinha, o fermento e o sal; reserve. Na tigela grande da batedeira, coloque o açúcar, o óleo e os ovos e bata bem. Junte o iogurte e continue batendo até ficar cremoso. Acrescente a mistura de farinha com fermento e bata em velocidade baixa, somente até os ingredientes se incorporarem. Junte a maçã cozida e misture delicadamente com uma espátula.

Coloque na forma preparada, alise a superfície com uma espátula e, por cima, espalhe o topping. Asse por 35-40 minutos. Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de servir inteiro ou em fatias.

Rendimento: 6 a 8 porções.

Dica: O brandy de maçã (calvados) pode ser substituído por outro tipo de brandy ou conhaque. Você poderá também substituir por whiskey.