Delícia de Laranja é o nome desse bolo em meu caderno de receitas e faz parte da minha lista de bolos favoritos.  Os ingredientes usados são simples e comuns, mas o seu modo de preparo é o mesmo dos bolos finos e delicados. Tem uma textura úmida e macia que desmancha na boca e pode ser servido com chá ou café, até como sobremesa. Aqui deixo logo uma de minhas dicas; para prepará-lo, escolha laranjas grandes, belas e frescas pois além do suco, você, se quiser, também poderá utilizar as cascas.

Ingredientes

1 ¼ de xícara (170 g) de farinha de trigo

⅓ de xícara (60 g ) de fubá de milho

2 ½ colher (chá) de fermento em pó

½ colher (chá) de sal

Casca ralada de 1 laranja

3 ovos grandes (claras e gemas separadas)

⅔ de xícara (140 g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

¾ de xícara (150 g) de açúcar

1 colher (chá) de licor de laranja ou licor de frutas (veja a dica)

¾ de xícara (175 ml) de suco de laranja

Cascas de laranja para decorar (opcional)

 

Modo de Preparo

 

Preaqueça o forno a 350°F (180°C). Pincele com manteiga uma forma de 23 cm de diâmetro. Forre com papel impermeável e depois unte bem. Polvilhe com farinha de trigo.

Em uma tigela média, misture a farinha, o fubá, o fermento, o sal e a casca de laranja; deixe de lado. Em uma outra tigela média, bata as claras em ponto de neve firme e também deixe de lado.

Na tigela grande da batedeira,  em velocidade alta, bata a manteiga e o açúcar até formar um creme fofo e claro. Acrescente as gemas, uma a uma, batendo bem depois de cada adição. Junte o licor, caso esteja usando. Diminua a velocidade e, aos poucos e sem parar de bater, adicione os ingredientes secos em três adições, alternando com o suco de laranja (começando e terminando com a farinha).  Misture essa parte com a batedeira em velocidade baixa, somente até os ingredientes se incorporarem; adicione as claras em neve e misture delicadamente com uma espátula. Despeje a massa na forma preparada. Asse por 30 – 40 minutos ou até que, enfiando um palito no centro, ele saia limpo. Retire do forno e deixe amornar na forma por 10 minutos. Desenforme sobre um prato e deixe esfriar. Decore a gosto. Sirva inteiro ou em fatias.

Rendimento: 6 – 8 porções

Sugestão: Descasque 1 laranja em tirinhas finas e coloque-as em vidro. Cubra-as com vodka e deixe de infusão por três a quatro semanas para liberar o sabor. Use em pequenas porções para aromatizar bolos, biscoitos e saladas de frutas. Caso nao decore o bolo com as cascas de laranja, regue-o ainda quente, com uma calda feita com 1/2 xícara de suco de laranja misturado com 2 a 3 colheres (de açúcar).

Dica: Veja aqui mesmo no site como aproveitar  as cascas em uma deliciosa compota  https://omundoculinario.com/compota-de-cascas-de-laranja/