Espero que você se sinta tão empolgante ao preparar esse bolo, assim como eu me senti. É fácil, e, depois de pronto, ele causa frisson. Antes de preparar a massa, você irá fazer uma ligeira compota de laranja. O tipo das laranjas você escolhe, o importante é que sejam maduras, firmes e suculentas.

Ingredientes

Para a compota:

3 a 4 laranjas médias bem lavadas

1 xícara de água (250 ml)

½ xícara (125 g) de açúcar

Para o Bolo:

1 ½ xícara (210 g) de farinha de trigo

1 colher (chá) de fermento em pó

½ colher (chá) de bicarbonato de sódio

½ colher (chá) de sal;

½ xícara (125 g) de manteiga em temperatura ambiente

¾ de xícara (150 g) de açúcar

Casca ralada de 1 laranja

2 ovos grandes em temperatura ambiente

½ xícara (125 ml) de sour cream (veja a sugestão)

¼ de xícara (50 ml) de suco de laranja

Modo de Preparo

Compota: corte as laranjas em rodelas de 0,5 cm de espessura, com casca. Em uma panela grande, coloque a água, o açúcar e misture até ele se dissolver. Leve ao fogo moderado e deixe ferver até engrossar levemente e se formar uma calda. Acrescente as rodelas de laranja e deixe cozinhar por 12 a 15 minutos, até as cascas ficarem translúcidas. Não deixe a calda secar para não açucarar quando esfriar (você irá precisar de um pouco dela depois). Arrume as fatias de laranja sobre uma peneira apoiada em uma tigela e as deixe esfriarem até poder tocá-las. Pincele um pouco da calda em uma forma alta de 23 cm de diâmetro. Forre-a com papel impermeável. Disponha as fatias de laranja sobre o papel, cobrindo o fundo e as laterais da forma de modo decorativo. Deixe-a de lado. Reserve a calda escorrida para usar sobre o bolo depois de assado.

Bolo: Preaqueça o forno a 350°F (180°C). Em uma tigela média, misture bem a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal; reserve. Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a casca ralada de laranja por 2 minutos, ou até ficar uma mistura fofa. Adicione os ovos, um a um, batendo bem depois de cada adição. Acrescente a mistura de farinha intercalando com o sour cream e o suco de laranja. Misture essa parte com a batedeira em velocidade baixa, somente até os ingredientes se juntarem. Transfira a massa para a forma preparada, espalhando-a cuidadosamente sobre as fatias de laranja. Asse por 45 – 50 minutos ou até dourar levemente a superfície.

Retire do forno, deixe descansar por 5 a 10 minutos. Desenforme cuidadosamente e remova o papel. Aqueça ligeiramente o restante da calda reservada (veja a dica) e pincele-a por todo o bolo. Deixe esfriar e sirva inteiro ou em fatias.

Rendimento: 6 a 8 porções.

Sugestão: o sour cream pode ser substituído por iogurte natural ou leite misturado com 2 colheres (chá) de suco de limão.

Dica: a quantidade de calda apurada irá depender da qualidade das laranjas e, também, do tempo em que foram cozidas. Você irá precisar reservar de 3 a 4 colheres (sopa) de calda. Ao esfriar, ela se tornará espessa. Leve-a ao fogo ligeiramente para aquecê-la, sem deixar ferver, com uma pequena porção de água ou a aqueça ainda grossa e, em seguida, adicione 1 a 2 colheres (sopa) de conhaque ou brandy para apurar o sabor – é opcional, mas fica muito bom.