A caponata de abóbora é fantástica! Tem um sabor adocicado, levemente picante e lembra o chutney. Esta receita foi apresentada por Bob Gadsby em um concurso de appetizer na Califórnia, e ao encontrá-la num anúncio de uva passa, não perdi a oportunidade de experimentar. Recomendo, e parabéns ao seu criador-!

Ingredientes                                                                 

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

450 g de abóbora, sem casca e sem sementes, cortada em cubos de 1,5 cm

1 xícara (120 g) de cebola cortada em cubinhos ou picada

2 dentes grandes de alho amassados

1 pimenta jalapeño, sem sementes, picada

2 colheres (sopa) de açúcar

1 ½ colher (chá) de pumpkin pie spice (veja a dica)

4 tomates grandes, maduros, sem pele e sem sementes, picados

⅓ de xícara (100 g) de uva passa

3 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto

¼ de xícara de salsinha picada

Sal a gosto

Modo de Preparo

Em uma frigideira grande e funda, aqueça o azeite em fogo moderado. Acrescente a abóbora, a cebola, o alho e a pimenta; cozinhe, mexendo de vez em quando, por 6 minutos ou até começar a grudar no fundo da panela. Polvilhe com metade do açúcar e o pumpkin spice. Cozinhe  por mais 2 minutos. Adicione o tomate, as passas, o vinagre e o restante do açúcar e misture delicadamente, tendo o cuidado de não quebrar os pedaços da abóbora.

Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos ou até a abóbora ficar macia. Acrescente a salsinha e tempere com o sal. Retire do fogo e deixe esfriar. Transfira para uma vasilha com tampa, leve à geladeira por 6 horas ou de um dia para o outro.

Sirva-a acompanhada de torradas ou crackers.

Rendimento: 4 a 6 porções

Sugestão: Retire a caponata da geladeira, aqueça e sirva com peixe ou frango grelhados.

Dica: A pimenta jalapeño pode ser substituída por pimenta malagueta, pimenta vermelha em pó (caiena) ou molho de pimenta. O pumpkin spice é muito fácil de ser encontrado nos supermercados na sessão de temperos e especiarias e também pode ser preparado em casa. Para isso, basta misturar 1 colher (chá) de canela em pó, ¼ de colher (chá) de cravo moído, 1 pitada de noz-moscada ralada e 1 pitada de pimenta do reino moída.