A combinação de pimentão com anchova tem sabor incomparável. Você pode usar qualquer tipo de massa longa para esta receita. Linguine, tagliatelle ou outra massa preferida. Uso massa integral – whole wheat pasta – orgânica.    

Ingredientes

⅓ de xícara (75 ml) de azeite de oliva

1 cebola média picada

3 dentes de alho amassados

2 a 3 filés de anchova em conserva, escorridos e amassados

6 a 8 azeitonas pretas ou verdes picadas

1 pitada de pimenta calabresa em flocos

2 latas (100 g cada) de tomates em cubos ou picados

1 ramo de orégano fresco

2 pimentões grandes, vermelhos ou amarelos, sem pele e sem sementes, cortados em tiras (veja a dica)

Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

350 g de massa tipo espaguete integral (whole wheat spaghetti)

Queijo parmesão ou pecorino ralado ou cortado em lascas

Folhas de orégano picadinhas para decorar

Pimenta-do-reino moída na hora para acompanhar

 

Modo de Preparo

 

Em uma frigideira grande e funda, aqueça o azeite em fogo moderado. Acrescente a cebola e refogue, mexendo às vezes, até ficar macia. Junte o alho e refogue rapidamente. Adicione a anchova, a azeitona, a pimenta e o tomate e misture bem; junte o ramo de orégano. Abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por 10 a 12 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente o pimentão e cozinhe por 3 a 4 minutos. Não deixe o pimentão se desmanchar, ele deverá ficar macio mas ainda crocante por dentro. Tempere com o sal e pimenta.

 

Em um caldeirão com bastante água fervente, temperada com sal, cozinhe, a massa espaguete até ficar al dente . Escorra, mas reserve meio copo da água. Junte a massa ao molho na panela e misture-os com um garfo grande. Se necessário, acrescente aos poucos o restante da água reservada. Adicione o queijo e o orégano.  Sirva logo acompanhado com a pimenta moída.

 

Rendimento: 4 a 6 porções

 

Sugestão: O tomate em lata pode ser substituído por 5 a 6 tomates grandes maduros, sem pele e sem sementes, picados.

 

Dica:  Corte os pimentões ao meio e retire o talo e as sementes. Distribua-os em uma assadeira untada, com a parte da pele voltada para cima. Leve ao forno preaquecido a 400°F ( 200°C) por 10 minutos ou até a pele criar bolhas. Transfira-os para uma tigela e deixe esfriar um pouco; Corte cada pimentão em tiras de 1 cm.