Existe uma variedade de linguiças disponíveis no mercado, umas bem apimentadas, outras mais amenas – use a que você preferir.

Ingredientes
600 g de berinjela sem casca, cortada em cubos
2 litros de água
2 colheres (sopa) de vinagre
1 colher (sopa) de sal
½ xícara (65 g) de cebola picada
½ talo (30 g) de salsão sem os fios, cortado em cubos
3 dentes grandes de alho amassados
350 g de linguiça de porco fresca, sem pele, desmanchada (uso 3 linguiças calabresas, italianas, apimentadas)
1 lata (411 g) de tomates picados
½ xícara (125 ml) de molho de tomate
2 colheres (chá) de manjericão seco
½ colher (chá) de pimenta em flocos tipo calabresa ou chili
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
500 g de massa tipo tagliatelle ou fettuccine, cozida al dente e escorrida
Queijo parmesão ralado grosso a gosto
6 a 8 folhas de manjericão cortadas em tirinhas
Modo de Preparo
Em uma tigela grande, coloque os cubos de berinjela, a água, o vinagre e o sal. Deixe de molho por 30 minutos a 1 hora. Escorra bem. Depois de escorridos, esprema os cubos com as mãos para que solte todo o líquido. Cubra e reserve.  Em uma panela ou frigideira grande, em fogo moderado, aqueça o azeite. Acrescente a cebola, o salsão e cozinhe por 3 minutos. Acrescente o alho, cozinhe por 1 minuto; Adicione a linguiça e cozinhe, mexendo e amassando até a carne ficar solta e mudar de cor.

 

 

 

Junte a berinjela, cozinhe por 3 a 5 minutos até a berinjela murchar; adicione os tomates picados, o molho de tomate, o manjericão seco e a pimenta em flocos.

 

Deixe ferver. Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 a 20 minutos ou até a linguiça ficar macia, mexendo de vez em quando. Tempere a gosto com o sal e a pimenta-do-reino. Acrescente metade das folhas de manjericão picadas (reserve o restante para ser usado no momento de servir).

Misture o molho com a massa já cozida. Transfira para uma travessa grande ou tigelas individuais. Polvilhe com o queijo ralado. Decore com o restante das folhas de manjericão picadas e sirva logo.

Rendimento: 4 porções

Sugestão: Os cubos de berinjela podem ficar de molho até 24 horas, cobertos, na geladeira. Tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados podem ser usados para substituir os tomates em lata.

Dica: Caso o líquido comece a secar, acrescente pequenas quantidades de caldo de carne ou água.