Não me canso de declarar o meu amor pelas madalenas. Tanto doces quanto salgadas, para mim, são preciosas. Nesta receita, elas são feitas com o tradicional pesto (Genovês) de folhas de manjericão com o pinoli, mas também ficam deliciosas com pesto de rúcula ou espinafre. Nozes, amêndoas ou castanha-de-caju substituem o pinoli. Minha outra sugestão é que essas madalenas sejam servidas acompanhadas de um bom vinagrete de tomate – combinação difícil de se resistir!

 

Ingredientes:

Para o pesto

2 ½ xícaras de folhas frescas de manjericão, bem apertadas na xícara

¼ de xícara de pinoli levemente tostados

3 dentes de alho amassados

½ xícara de queijo parmesão ralado

⅓ de xícara (80 ml) de azeite de oliva

1 pitada de sal (se necessário)

Para a massa

1 ¼ de xícara (180 g) de farinha de trigo

2 colheres (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de sal

¼ colher (chá) de pimenta-do-reino moída

3 ovos em temperatura ambiente

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

100 g de queijo gruyère ralado (usei gruyère defumado )

2 a 3 colheres (sopa) de pinoli levemente tostados

 Modo de preparo:

Prepare o pesto: no liquidificador ou processador, coloque o manjericão, o pinoli e o alho. Bata ou processe ligando e desligando o aparelho até as folhas ficarem picadas. De vez em quando, desligue o aparelho e limpe os lados do copo com uma espátula. Com o aparelho em movimento, acrescente o azeite, caindo em fio firme, junte o queijo e misture rapidamente. Se necessário, acrescente sal. Reserve.

Prepare a massa: preaqueça o forno a 375° (180°C).  Unte e polvilhe 24 forminhas próprias para madalenas. Em uma tigela grande, coloque a farinha, o fermento, o sal e apimenta; misture e deixe de lado. Em uma tigela média, coloque os ovos, o azeite e o leite. Misture, batendo bem os ingredientes com um batedor de mão até as gemas se desmancharem; despeje sobre os ingredientes secos reservados e misture sem bater. Acrescente o pesto, o queijo e o pinoli. Misture-os delicadamente com uma espátula.

Coloque aproximadamente 1 ½ colher (sopa) de massa no centro de cada forma, sem espalhar a superfície, deixando a massa acumulada no centro (isso dará a forma arredondada das madalenas. Leve ao forno por 13 a 15 minutos ou até as bordas ficarem levemente coradas e o centro ficar macio. Retire do forno e deixe descansar por 1 a 2 minutos. Cuidadosamente desenforme as madalenas (bata o fundo da forma em uma superfície lisa, e elas se soltarão facilmente, ou, se necessário, use uma faca para deslocá-las). Sirva-as mornas ou em temperatura ambiente.

Rendimento: 22 a 24 madalenas

Sugestão: Não asse demais as madalenas para que elas não se tornem duras e secas. A massa das madalenas pode ser assada em forma de pão de fôrma de tamanho médio.

Dica: As madalenas podem ser congeladas por até duas semanas.