Os principais ingredientes que recheiam estes deliciosos manicotti são os queijos ricota, muçarela e parmesão, e o espinafre. O molho de tomate pode ser preparado em casa ou comprado pronto. A escolha é sua. Buon appetito!
 Ingredientes
 10 unidades de massa manicotti seco
3 a 3 ½  xícaras de molho de tomates
2 xícaras de queijo ricota pastosa
1 ½ xícara (160 g) de queijo muçarela ralada na lâmina grossa do ralo
¾ de xícara (90 g) de queijo parmesão ralado
1 ½ xícara de folhas frescas de espinafre (bem apertadas na xícara) aferventadas, escorridas e picadas
2 ovos ligeiramente batidos
1 colher (chá) de orégano seco
2 colheres (sopa) de salsinha picada
Noz-moscada, pimenta calabresa, sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de Preparo
Unte levemente um refratário de 23 x 35 cm e deixe de lado. Forre uma assadeira média com um pano de prato limpo e levemente umedecido; reserve. Em um caldeirão com bastante água fervente temperada com 2 colheres (sopa) de sal, cozinhe a massa mexendo de vez em quando, até ficar quase al dente (deixei cozinhar 2 minutos menos qua a indicação da embalagem). Escorra; passe sob água corrente e escorra novamente. Espalhe os manicotti sobre o pano umedecido e deixe esfriar.
Preaqueça o forno a 350°F (180°C). Espalhe uma camada fina de molho de tomate no refratário untado; deixe de lado. Em uma tigela grande, misture a ricota, a muçarela, ½ xícara de queijo parmesão, o espinafre, os ovos batidos e misture. Adicione o orégano, metade da salsinha e o restante dos ingredientes e prove o tempero. Coloque a mistura em um saco de confeitar (você também poderá usar uma colher pequena) e recheie cada manicotti; arrume-os lado a lado no refratário preparado. Espalhe por cima os restantes do molho de tomate,  queijo parmesão ralado e a salsinha picada. Cubra o refratário com papel alumínio e leve ao forno por 35 minutos ou até o molho borbulhar e  o queijo derreter. Retire do forno e deixe descansar por 10 a 12 minutos antes de servir.
Rendimento: 5 porções
Sugestão: Para congelar o manicotti, depois de coberto com papel alumínio, leve ao congelador;o que poderá permanecer por até 1 mês. Asse congelado e coberto à temperatura de 350°F (180°C), por 1 hora.