Os pimentões são ingredientes elegantes, deliciosos e perfeitos para antepasto. Para esta receita, usei mini pimentões; vermelho, laranja e amarelo. Eles ficam bem tanto assados quanto grelhados, dois métodos em que eles desenvolvem bem o açúcar natural.

 

Ingredientes
500 a 600 g de mini pimentões coloridos
3 dentes grandes de alho picados
3 a 4 filés de anchovas em conservas, escorridos
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco, tinto ou balsâmico
2 colheres (chá) de açúcar orgânico ou açúcar mascavo
1 colher (sopa) de orégano fresco picado ou 2 colheres (chá) de orégano seco
½ colher (chá) de pimenta calabresa ou flocos de pimenta
⅓ de xícara (75 ml) de azeite de oliva
3 colheres (sopa) de alcaparras lavadas e escorridas
1 ramo de orégano
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Modo de preparo
Pimentões: Unte um refratário de 22 x 29 cm. Lave os pimentões, corte-os ao meio no sentido do comprimento e, cuidadosamente, retire as sementes de cada um (tente não retirar o talo para deixar o prato com um visual bonito). Coloque-os no refratário preparado e deixe-o de lado.
Molho: Em uma tigelinha, coloque o alho, a anchova e misture com um garfo até a anchova se desmanchar e formar uma pasta. Junte o vinagre, o açúcar, o orégano, a pimenta e o azeite. Misture bem e adicione as alcaparras.
Despeje o molho sobre os pimentões cortados e misture bem até que fiquem envolvidos no molho – você poderá também, com um pincel pequeno, pincelar o molho na parte de dentro dos pimentões, assim eles ficarão temperados por igual. Espalhe-os no refratário, deixando-os em uma única camada; coloque por cima o ramo de orégano. Cubra o refratário com papel alumínio e deixe descansar por 15 a 20 minutos. Enquanto isso, preaqueça o forno a 375° F (180°C).
Leve o refratário ao forno por 20 minutos.  Cuidadosamente, retire o papel alumínio (reserve-o para usar depois).  Deixe os pimentões continuarem assando por mais 20 minutos ou até ficarem macios, porém crocantes. Retire do forno, cubra novamente com o papel e deixe descansar por alguns minutos. Prove, se necessário, tempere com o sal e a pimenta moída.  Sirva quente, morno ou frio.
Rendimento: 4 a 6 porções
Sugestão: Os pimentões assados acompanham pães, queijos, assados de carnes frias, recheio de sanduiches, etc . Depois de frio, o pimentão pode ser guardado em vasilha bem fechada, na geladeira, por até uma semana.
Dica: Esta receita pode ser preparada também com os pimentões grandes, mas deixe o pimentão verde de fora, pois ele bloqueia o adocicado dos outros coloridos.