Tenho aproveitado e usado bastante essa receita. Ela é muito fácil, e nunca erro quando a preparo. A massa é levemente amanteigada e desmancha na boca. Às vezes, substituo o blueberry (mirtilo) fresco por ameixas secas cortadas em pedacinhos, e os muffins também ficam bonitos e definitivamente cheios de sabor. Delícia em cada mordida!

Ingredientes

Topping (cobertura)

¼ de xícara (45 g) de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de açúcar granulado

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

1 pitada de canela em pó

2 colheres (sopa) de manteiga gelada cortada em pedacinhos

Para os muffins

2 ½ xícaras (350 g) de farinha de trigo

4 colheres (sopa) de fermento em pó

½ colher (chá) de sal

100 g de manteiga em temperatura ambiente (usei 1 tablete de 111 g)

1 xícara rasa (175 g) de açúcar granulado

2 ovos grandes em temperatura ambiente

1 xícara (250 ml) de leite em temperatura ambiente

1 ½ colher (chá) de essência de baunilha

1 ½ xícara (180 g) de bluberries frescos

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 375°F (190°C). Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo (ou forre com forminhas de papel) doze forminhas de muffins.

Cobertura: em uma tigelinha, junte a farinha, os açúcares, a canela e misture. Acrescente os pedacinhos de manteiga e mexa com as pontas dos dedos até a mistura se formar uma farofa granulosa; deixe-a de lado.

Muffins: em uma tigela média, coloque a farinha, o fermento e o sal. Misture bem e reserve. Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga com o açúcar até se formar um creme fofo e claro. Adicione os ovos, um a um, batendo bem após cada adição; junte a baunilha. Acrescente os ingredientes secos reservados em duas adições, alternando com o leite. Misture essa parte com a batedeira em velocidade baixa ou com uma espátula, somente até os ingredientes se incorporarem; junte os blueberries e misture delicadamente. Distribua a massa nas forminhas preparadas e, por cima, cuidadosamente, coloque a cobertura, dividindo as porções por igual, em cada uma.

Asse por 20-25 minutos, teste com um palito, este deverá sair limpo. Retire do forno e deixe-os nas formas por 5-10 minutos. Sirva os muffins mornos ou em temperatura ambiente.

Rendimento: 12 unidades.

 Sugestão: Os muffins também podem ser recheados com goiabada em pedacinhos ou cerejas em calda bem escorridas.

 Dica: Depois de frios, os muffins podem ser guardados em vasilha bem fechada, em temperatura ambiente, por até 2 dias, ou ainda, na geladeira por até 1 semana.

 Nota: receita levemente adaptada do livro Muffins de Williams Sonoma.