O nome desse prato na cozinha francesa é Oeufis à la tripe. Ele é simplesmente uma delícia de camadas feitas com cebola, molho de tomate, ovos bem cozidos e molho branco (béchamel). É de preparo muito fácil, embora não seja muito rápido. A minha dica para você é: cozinhe os ovos e faça o molho de tomate com alguns dias de antecedência. 

Ingredientes

5 a 6 colheres (sopa) de azeite de oliva

5 a 6 cebolas grandes cortadas em fatias bem finas

Molho de tomate:

¼ de xícara (60 ml) de azeite de oliva

3 dentes de alho amassados

8 tomates grandes, sem pele e sem sementes, picados grosseiramente

1 colher (sopa) de massa de tomate

3 ramos de orégano ou 1 ramo de manjericão picados

Sal e pimenta do reino moída a gosto

3 colheres (sopa) de salsinha picada

6 ovos cozidos duros, cortados ao meio no sentido do comprimento

1 colher (sopa) de massa de tomate

Molho Béchamel:

5 colheres (sopa) de manteiga (75 g)

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

3 xícaras (750 ml) de leite integral morno ou quente

1 pitada de noz moscada ralada

Sal e pimenta do reino moída a gosto

¼ de xícara (30 g) de queijo gruyère ralado (veja a dica)

Modo de preparo

Cebolas: Unte um refratário oval ou retangular com cerca (23 x 35 cm). Em uma frigideira grande, aqueça o azeite em fogo médio. Adicione a cebola fatiada e refogue, mexendo sempre por 3 a 5 minutos. Tampe, abaixe e fogo e cozinhe por 15 minutos ou até ficar uma consistência macia. Transfira para o refratário untado e espalhe; deixe de lado.

Molho de tomate: Na mesma frigideira grande, aqueça o azeite em fogo moderado; acrescente o alho e refogue até dourar ligeiramente. Adicione o tomate e refogue por 2 a 3 minutos. Acrescente a massa de tomate, o orégano ou manjericão e tempere com o sal e a pimenta; abaixe o fogo. Deixe cozinhar, com a panela destampada, por 15 minutos, mexendo de vez em quando, até que os tomates se desmanchem. Adicione a salsinha e misture. Espalhe sobre a cebola no refratário, formando uma camada uniforme.

Acomode os ovos sobre o molho de tomate, deixando-os com a parte do corte voltada para baixo. Deixe o refratário de lado. Preaqueça o forno a 400°F (200°C).

Molho Béchamel: Em uma panela funda, derreta a manteiga em fogo moderado, polvilhe a farinha de trigo e mexa até começar a dourar. Acrescente o leite, aos poucos, mexendo constantemente, até o molho ficar incorporado e cremoso. Adicione a noz-moscada; tempere com o sal e a pimenta. Retire do fogo e acrescente 1 colher (sopa) do queijo ralado. Despeje imediatamente sobre os ovos e espalhe o restante do queijo na superfície. Leve ao forno para gratinar por 5 a 8 minutos, até o queijo derreter e dourar a superfície. Sirva ainda quente.

Rendimento: 8 porções

Sugestão: Os ovos podem ser cozidos com antecedência e guardados com a casca, na geladeira por três a quatro dias.

Dica: O queijo gruyére pode ser substituído por queijo gorgonzola ou roquefort esfarelado – ou ainda um bom parmesão ralado.